Turismo

Os melhores do Alentejo e do Ribatejo foram distinguidos

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo distinguiu esta sexta-feira os melhores projetos turísticos da região, numa cerimónia realizada no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

Os Prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2014 contaram com 78 projetos a concurso - 63 do Alentejo e 15 do Ribatejo -, tendo sido premiados seis do Ribatejo e 13 do Alentejo em sete categorias.

Na categoria “melhor projeto público” foram distinguidos o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche (menção honrosa), e a requalificação dos espaços urbanos da mouraria, em Moura (prémio).

Na categoria “melhor evento” foi premiada a Feira de S. Martinho/Feira Nacional do Cavalo, da Golegã, e distinguidos, com menções honrosas, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente e a iniciativa “Palavras Andarilhas”.

A Quinta da Lagoalva de Cima, em Alpiarça, e a A Serenada Enoturismo, em Grândola, receberam menções honrosas na categoria “melhor enoturismo”, tendo as Tasquinhas de Rio Maior e a Gadanha Mercearia, em Estremoz, recebido o prémio “melhor gastronomia”.

Na categoria “melhor animação turística”, foi premiada a agência de viagens e turismo Promatur, pelos seus cruzeiros no Tejo e pela Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira e a Vertigem Azul - Turismo de Natureza, pelos passeios no Sado e na costa de Tróia e observação de golfinhos e aves no estuário do Sado, tendo sido distinguidas com menções honrosas a Rio-a-Dentro - Passeios de Natureza no Rio Tejo, a Skydive Portugal, Come Fly e a Skydive Europe, Geth High.

Como “melhor turismo rural”, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) premiou a Sublime Comporta Country Retreat & Restaurant e atribuiu menções honrosas à Train Spot Guesthouse e à Herdade Água d'Alte.

A Torre de Palma, Wine Hotel recebeu o prémio de “melhor empreendimento turístico” e o Hotel Rural Horta da Mora uma menção honrosa.

A ERTAR e a Agência Regional de Promoção Turística decidiram ainda distinguir, extra concurso, o Museu Diocesano de Santarém, a Bolota - Pavilhão Temático, em Portel, o Festival MEO Sudoeste e Vasco Gallego, tendo sido ainda premiadas duas personalidades e vários órgãos de comunicação social.

A candidatura do Cante Alentejano a Património Mundial recebeu o Prémio Especial Turismo do Alentejo / Ribatejo.

O presidente da ERTAR, António Ceia da Silva, alertou para a necessidade de estabilidade dos destinos turísticos e manifestou “preocupação” com alguns aspetos do atual quadro comunitário, adiantando que esta entidade de turismo está a estudar candidaturas diretas a fundos comunitários.