Turismo

Alentejo e Ribatejo na BTL como um território de emoções

O Alentejo e o Ribatejo são o destino convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) deste ano, onde a Entidade Regional de Turismo (ERT) vai promover um "grande desfile" de cante alentejano e as duas marcas turísticas.

A ERT explica que o Alentejo e o Ribatejo, na qualidade de único destino convidado, "vão conquistar os visitantes" da principal feira de turismo de Portugal com várias iniciativas, como degustações de produtos, apresentações de serviços, mostras de artesanato, espetáculos musicais e outras manifestações culturais e tradicionais.

A ERT do Alentejo e Ribatejo explica que, em parceria com municípios e empresários, vai participar na BTL deste ano com várias iniciativas, das quais se destaca um "grande desfile de cante alentejano" e uma ação de ativação das marcas territoriais.

O desfile contará com a participação de 12 grupos corais alentejanos, que irão percorrer os pavilhões da BTL, "promovendo uma tradição que tem sido preservada e acarinhada pelos alentejanos" e que, no passado dia 27 de novembro, foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Com o objetivo de "afirmar e promover o Alentejo e o Ribatejo como um território de emoções, jovem, atraente e romântico", a ERT também vai dar a conhecer aos visitantes da BTL a nova campanha promocional dos dois destinos "Sabe a Amor".

A "ação de ativação das marcas turísticas", inspirada no Dia de São Valentim, visa "atrair mais visitantes ao território, através da oferta de estadias nas unidades de alojamento do Alentejo e do Ribatejo" e "transmitir a mensagem de que ambos os destinos têm durante todo o ano ´Sabor a Vida`, a assinatura ´chapéu` da campanha", explica a ERT.

Entre os municípios que participam na BTL, a realizar entre os dias 25 deste mês e 01 março, conta-se o de Odemira, que pretende captar mais turistas para o concelho, através da campanha "Já programou as suas férias?".

Através da participação na BTL, integrada no "stand" do Alentejo e do Ribatejo, a autarquia explica, num comunicado enviado à Lusa, que vai apresentar o concelho como "destino de excelência para férias na natureza, de aventura, desportos de mar e praia".

Segundo a autarquia, Odemira oferece ao visitante "as melhores praias de Portugal" e "um vasto leque" de atividades ao ar livre, entre a planície, a serra, o mar, o rio e a barragem, como observação de aves, remo, canoagem, pesca desportiva, percursos e passeios pedestres, de bicicleta, de BTT, a cavalo e de barco no rio Mira, surf, "bodyboard" e mergulho.