Lucro da easyJet cresce 22%
O lucro da companhia aérea britânica de baixo custo Easyjet aumentou 21,7% no ano terminado em setembro, face ao mesmo período do anterior exercício, para 778 milhões de euros (548 milhões de libras).
Em comunicado, a companhia aérea assinalou que a contribuir para os resultados positivos esteve o aumento do número de passageiros, que subiu quatro milhões para um total de 68,6 milhões.
As vendas da Easyjet, por sua vez, aumentaram 3,5%, fixando-se nos 6,654 mil milhões de euros (4,686 mil milhões de libras).
O lucro operacional aumentou 15,5% no período para 976 milhões de euros (688 milhões de libras).
De acordo com a Easyjet, a quota de mercado da companhia de baixo custo é neste momento de 13% em Portugal e de 8% em Espanha, tendo aumentado a sua capacidade em 8% e 2% nestes países, respetivamente.
A companhia abrirá uma nova base em Barcelona, em fevereiro do próximo ano.
A Easyjet anunciou também a 3 de novembro três novas rotas a partir de abril e o reforço da operação no Porto com a colocação de um terceiro avião em permanência no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que criará 40 novos postos de trabalho.
Com a abertura de três novas rotas - Porto-Funchal, Lisboa-Nantes e Faro-Lyon - e o aumento das frequências já existentes, a companhia de baixo custo quer alcançar em Portugal os cinco milhões de passageiros em 2016.