2014 foi o melhor ano de sempre para Porto Bay
Taxa de ocupação nos hotéis do grupo na Madeira foi de 93%
O grupo hoteleiro PortoBay, que actua em Portugal e no Brasil com 10 unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas, fechou o ano de 2014 com uma receita consolidada global 10% acima do ano anterior, atingindo os 67 milhões de euros.
Em Portugal, onde o grupo tem seis unidades na Madeira e uma no Algarve, os rendimentos operacionais foram de 50,7 milhões de euros, representando um crescimento de 10%. No Brasil, onde PortoBay tem três unidades hoteleiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Búzios, a receita operacional cresceu 17% face a 2013, atingindo os 50,4 milhões de reais.
Em termos de REVPAR, o rendimento disponível por quarto, o grupo PortoBay registou um aumento de 10% na Madeira, 11% no Algarve. No Brasil, esse indicador teve um crescimento de 17% (reais).
Números que fazem com que 2014 tenha sido o melhor ano de sempre deste grupo hoteleiro especialmente considerando que, no ano transato, o grupo hoteleiro não aumentou o seu inventário de quartos, mantendo 1343 quartos no seu portfólio.
O GOP (Gross Operational Profit) teve um crescimento significativo. Aumentou 20% em Portugal, sendo especialmente expressivo no hotel Porto Santa Maria, 4 estrelas localizado no centro histórico do Funchal. Este indicador teve um crescimento de 24% no Brasil.
O grupo fechou o ano com uma taxa de ocupação média anual dos hotéis no Funchal de 93%, mais três pontos face a 2013, para o qual contribuiu uma performance de 88% na estação de inverno 13/14 e com a estação de verão a atingir uma ocupação média de 96%. No Algarve, a época de Verão chegou aos 93%. Em 2014, o conjunto dos três hotéis no Brasil fechou com uma ocupação média de 76%.
Ainda a referir que em 2014 verificou-se uma vez mais um aumento significativo na taxa de repetição de hóspedes em Portugal. Na Madeira subiu aos 39% e, no Algarve, atingiu os 29%. Estes números alavancam-se no programa de fidelização do grupo – Prestige Club, constituindo este um reconhecimento expressivo da experiência passada em unidades Porto Bay.
Durante 2014, foram mais de 50 os prémios e certificações atribuídas aos hotéis do grupo, fazendo com que PortoBay Hotels & Resorts seja o grupo hoteleiro português mais premiado internacionalmente. Estes galardões vêm dos vários players do mercado, quer operadores turísticos – como a TUI, a Thomas Cook, quer de operadores turísticos online – como a Expedia e a Booking, quer dos maiores auditores de viagens mundiais – como o TripAdvisor e HolidayCheck. O feedback dos hóspedes constitui um importante instrumento de gestão para PortoBay. São mais de 13 mil os testemunhos de hóspedes dos hotéis do grupo PortoBay, que se podem encontrar online, entre TripAdvisor, HolidayCheck, Booking e outros.