Sector do turismo prevê melhorar resultados
O índice de confiança do setor do turismo está no valor mais elevado desde março de 2010, pelo que se espera que 2015 tenha melhores resultados do que os alcançados em 2014, revela hoje o IPDT- Instituto do Turismo.
Segundo o Barómetro do Turismo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), o índice de confiança do setor está em Portugal situa-se no nível mais elevado desde março de 2010, o que faz antever que "os resultados globais de 2015 para o turismo nacional vão ser melhores ou muito melhores do que os de 2014".
Esta previsão é avançada na 46.ª edição do Barómetro do Turismo, uma iniciativa do IPDT, onde 80% dos inquiridos respondeu que o turismo nacional vai ter melhores resultados globais em 2015 e 3,8% admite mesmo que serão muito melhores, quando comparados com o ano passado.
Além disso, 15% dos inquiridos aponta para um desempenho igual ao ano 2014, segundo o barómetro.
No final de 2014, o índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo alcançou os 76,3 pontos, o que representou um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em abril de 2014.
No que respeita ao investimento em promoção externa, a maioria das respostas, 61,3%, indica que o desempenho do turismo nacional ao longo do ano passado correspondeu às expectativas, enquanto 30% aponta para estas foram superadas.
Quanto ao desempenho do turismo face ao investimento em promoção externa, este indicador registou "uma melhor avaliação", tendo sido classificado pelos membros que responderam como acima das expectativas (48,1%) ou dentro das expectativas (45,6%).
A decisão da Autarquia de Lisboa de introduzir no Município a taxa turística foi também abordada pelo Barómetro do Turismo.
Os dados revelam que 75% discorda da medida, alegando que "não traz qualquer benefício ao destino", podendo mesmo retirar competitividade e prejudicar a imagem da capital, que vive atualmente "um bom momento" em termos de desempenho turístico.
Os restantes 25% concordam com a medida e defendem que a taxa seja aplicada a nível nacional, mas apenas a estrangeiros, sendo a receita utilizada exclusivamente para fins turísticos.
O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.
O inquérito realizou-se entre 13 e 21 de novembro de 2014, abrangeu um universo de 169 membros, o número de respostas atingiu as 80 e o tratamento dos dados foi feito pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).