1,9 mil milhões de euros para melhorar redes de transportes europeias
A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros, que apresentarem projetos, que absorvam os 11,9 mil milhões de financiamento da UE destinados a melhorar as ligações de transportes na Europa, incluindo o Corredor Atlântico, na Península Ibérica.
Os 28 têm até dia 26 de fevereiro de 2015 para apresentarem candidaturas ao financiamento, sendo que a 'Comissão Barroso' salientou que o financiamento será atribuído aos projetos mais competitivos e centrar-se-á nos nove principais corredores de transportes da Europa, incluindo o Atlântico, que formarão uma rede basilar.
O Corredor Atlântico, que liga a parte Ocidental da Península Ibérica e os portos de La Havre e Rouen a Paris e ainda a Mannheim/Estrasburgo, tem uma forte competente marítima, mas inclui ainda o rio Sena como via de transporte e outra componente ferroviária, quer com linhas convencionais quer com as de alta velocidade.
A nova rede basilar, que deverá estar pronta até 2030, irá ligar 94 grandes portos europeus por caminho de ferro e estrada, 38 aeroportos principais a grandes cidades por caminho de ferro, 15.000 quilómetros de linhas férreas adaptadas para alta velocidade e 35 projetos transfronteiriços para redução de estrangulamentos.
"Os Estados-membros têm de agarrar esta oportunidade de se candidatarem a financiamento, para melhorarem as ligações com os outros, a competitividade e a facilidade e rapidez das deslocações dos cidadãos e das empresas", disse o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas.
O financiamento da União Europeia (UE) para os transportes triplicou, atingindo 26 mil milhões de euros no período 2014-2020 (relativamente aos oito mil milhões de euros de 2007-2013), ao abrigo do novo Mecanismo Interligar a Europa (MIE).
A verba hoje anunciada é a primeira fração disponibilizada para o novo financiamento dos transportes.