Turismo

Presidente da TAP admite que problemas recentes prejudicam imagem da empresa

O presidente da TAP admitiu hoje que os recentes  problemas enfrentados pela companhia prejudicam a imagem da empresa e sublinhou  ainda que a companhia aérea deve preparar-se para a greve de pilotos anunciada  para 09 de agosto.

Fernando Pinto referiu ainda que os cancelamentos, atrasos e demais  problemas nos voos da TAP já foram ultrapassados e a companhia aérea já  está a trabalhar dentro da "normalidade", porém admitiu que os factos recentes  "prejudicam a imagem da empresa".

O presidente da TAP falava à margem da assinatura de um protocolo de  cooperação, formação e capacitação nas áreas das migrações e controlo de  fronteiras entre Portugal e Guiné-Bissau, em Lisboa.

"Foi uma sequência de problemas, que neste período, sem dúvida nenhuma, afetaram a imagem da TAP", disse Fernando Pinto.

O presidente disse que a companhia aérea não tem tido agora voos cancelados e os resultados da última semana indicam que os cancelamentos estão abaixo até da média normal da empresa.

"O que nós fizemos foi uma reestruturação dos voos já para o futuro, onde nós ainda tínhamos condições na reserva de acomodar os passageiros normalmente. Nós estamos, na situação atual, com plena normalidade", sublinhou.

"Na realidade, nós temos 10 mil voos por mês e sofreram reestruturação 40, 50 voos e estes foram para o sistema para avisar os agentes de viagem que estávamos a mudar os horários dos voos, não foram cancelados", sublinhou.

Fernando Pinto disse que "de maneira nenhuma" estes problemas vão afetar a privatização da companhia, pois os interessados neste processo conhecem bem a empresa.

"A TAP está cada vez melhor", disse, sublinhando os bons resultados da companhia aérea, que passou apenas por um período menos bom no último mês e que já está "num novo caminho".

Sobre a greve dos pilotos, Fernando Pinto disse que esta é "muito difusa", sublinhando a proximidade de eleições que devem decorrer no sindicato desta categoria.

Fernando Pinto afirmou que a TAP tentou resolver o problema da greve negociando os 14 pontos que foram colocados pelo sindicato, sendo que doze deles foram atendidos "plenamente".

Razões internas e de política sindical não permitiram que a questão da greve do dia 09 de agosto fosse resolvida.  "O mais prudente, no caso da empresa, é se preparar para ela (greve), preparar os passageiros, preservar a imagem" da companhia aérea, indicou ainda Fernando Pinto.