Emirates recebe o seu 50º A380
A Emirates recebe o seu 50º A380 consolidando a sua posição enquanto maior companhia aérea internacional.
Esta última entrega aumenta a frota de A380 da Emirates para 224, sendo a maior frota mundial destes aviões no mundo. A Emirates é também detentora da maior frota mundial de Boeing 777s.
Após o 50º avião começar a operar, o que deverá acontecer no início de Agosto, a Emirates irá oferecer uma base semanal total de 5.7 mil milhões ASKMs (available seat quilometres) para 145 destinos abrangendo todo o mundo, desde Los Angeles a Auckland. Desde Abril de 2010, a Emirates recebeu 96 aviões (todos A380 e Boeing 777), aumentando a sua capacidade global em 64% ATKMs (available tonne kilometers) e 71% em ASKMs, enquanto mantém consistentemente taxas de ocupação perto dos 80%. Durante este período, a Emirates adicionou 48 cidades à sua rede global de destinos.
Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, refere: “A Emirates tem registado um crescimento exponencial nos últimos 4 anos, sendo provavelmente o mais rápido crescimento na história das companhias aéreas. Aumentámos a nossa capacidade para o equivalente à capacidade oferecida por algumas companhias aéreas de tamanho médio, mas mais do que isso, mantivemos as nossas taxas de ocupação e de lucro. Isto mostra a força do nosso produto a nível mundial e também do nosso modelo de negócio que se baseia num hub global que liga o Dubai ao mundo.”
“O A380 tem contribuído para o nosso sucesso, e isso reflecte-se no forte interesse dos clientes e nas elevadas taxas de ocupação registadas em todos os destinos em que este avião opera. O A380 ajuda-nos a dar resposta à forte procura existente nas principais rotas, permitindo-nos operar de forma mais eficiente e também a introduzir novos conceitos a bordo que nos ajudaram a redefinir as experiências vividas a bordo. No futuro, vamos assistir a um grande desenvolvimento sendo que no final de 2017 deveremos ter cerca de 90 A380 na nossa frota, de forma a apoiarmos as rotas existentes e as futuras rotas que serão operadas por este avião", acrescenta Tim Clark.
John Leahy, Chief Operating Officer, Customers da Airbus refere: “O A380 contribui para a satisfação dos seus operadores uma vez que aumenta o tráfego de passageiros, fortalece as taxas de ocupação e, consequentemente, aumenta a sua quota de mercado. A entrega do 50º A380 à Emirates demonstra a forma como este avião contribui para o aumento de lucros e a visão da Emirates e do Tim Clark.”
A maior operadora de A380
A Emirates detém a maior rede de destinos operada pelo A380, servindo actualmente 27 aeroportos em cinco continentes. A rota Dubai- Los Angeles é a mais longa rota operada por este avião no mundo. No final de 2014, o número de destinos servidos pelo A380 vai aumentar para 33, com a adição do Kuwait, a 16 de Julho, de Bombaim a 21 de Julho, Frankfurt a 1 de Setembro, Dallas a 1 de Outubro, São Francisco a 1 de Dezembro e Houston a partir de 3 de Dezembro.
Até à data, a frota da companhia aérea transportou mais de 27,5 milhões de passageiros, tendo feito mais de 68,800 viagens e viajado mais de 405 milhões de quilómetros. O A380 da Emirates esteve em mais de 40 aeroportos em todo o mundo durante a realização de testes e de tours.
A Emirates tem actualmente mais de 10.000 tripulantes de cabine e 900 tripulantes em terra que são especialmente treinados para trabalharem na frota de A380.
Encomendas criam e apoiam empregos em toda a rede de construção do A380
A Emirates tem 299 aviões de grande-porte incluindo mais 90 A380 o que contribui para a criação e manutenção de milhares de empregos em toda a sua rede de construção. Muitos dos novos A380 destinam-se à substituição de aviões mais antigos existentes na frota actual da Emirates.
Ter aviões modernos e eficientes na sua frota foi sempre um factor fulcral no modelo de negócios da Emirates, uma vez que significa uma operação mais económica e também a capacidade para oferecer as mais recentes funcionalidades a bordo de forma a criar a melhor experiência possível. A idade média de um avião da frota da Emirates é de 74 meses, sendo que a média da indústria da aviação é de 140 meses.
A Airbus Foundation e a organização Action For Hunger, aproveitaram o voo experimental do 50º A380 para enviar 41 toneladas de carga compostas por: barritas alimentares à base de noz, para apoiar programas de nutrição na região, principalmente no Iémen. A comida composta essencialmente por barritas de amendoim irá contribuir para a alimentação de crianças com menos de cinco anos, que sofram de subnutrição aguda. As 41 toneladas de carga serão armazenadas nas instalações da organização United Nation Humanitarian Response, no Dubai. Esta será o maior transporte de carga com fins humanitários alguma vez transportada por um Airbus.