Madeira volta a disputar ‘melhor destino insular’
A Madeira voltou a ser nomeada como ‘melhor destino insular’ nos World Travel Awards europeus, galardão que venceu em 2013. Na edição de 2014 tem como concorrentes as Baleares, Canárias, Chipre, Malta e Sardenha e caso queira repetir o triunfo alcançado no ano transacto, terá que mobilizar-se em peso na votação online que abriu a 14 de Abril e decorre até 23 de Junho. Qualquer pessoa poderá votar em http://www.worldtravelawards.com/nominees/2014/europe. Basta ter um registo válido, sendo que o voto dos profissionais registados vale a dobrar.
Para além desta nomeação institucional, há seis hotéis da Região a disputar prémios sectoriais. O Choupana Hills está nomeado em três frentes, para ‘melhor boutique hotel’, ‘boutique resort’ e ‘resort insular’; o Pestana Carlton é o único candidato luso a ‘melhor hotel de luxo’ da Europa; o Pestana Porto Santo é candidato a ‘melhor resort tudo-incluído’; o The Vine, vencedor europeu mundial em 2013 na categoria ‘melhor design hotel’, volta a disputar o mesmo prémio; o Belmond Reid’s Palace é candidato a ‘melhor resort insular’; o hotel Quinta da Bela Vista também disputa o prémio de ‘melhor boutique hotel’.
Lisboa dominadoraEntre as 44 nomeações portuguesas para a competição europeia dos denominados ‘óscares’ do turismo deste ano, a consagrar na gala marcada para 2 de Agosto em Atenas, Lisboa marca pontos. Isto porque está nomeada em cinco categorias: é candidata a melhor destino global europeu mas também a melhor destino de ‘city breaks’ e de cruzeiros, além de estar também nomeada pelo porto de cruzeiros e aeroporto.
O Turismo de Portugal é candidato a melhor organismo oficial de turismo do continente, a DouroAzul disputa a categoria ‘melhor companhia de cruzeiros fluviais’ e o Algarve repete a nomeação para ‘melhor destino europeu de praias’.
Na hotelaria, destaque para o algarvio Vila Joya, habitual vencedor do ‘melhor boutique hotel’, o Conrad Algarve que é candidato a cinco prémios; e o lisboeta de génese madeirense, o Inspira Santa Marta, que concorre à vitória como hotel ecológico.
Em 2013, Portugal conquistou nove distinções na final europeia dos World Travel Awards. No melhor destino de golfe, o Algarve foi eleito o melhor destino de praias, Lisboa foi escolhida como a melhor cidade europeia para escapadelas urbanas e a Madeira vingou como melhor destino insular.
Para além das nomeações a nível continental, há ainda nove categorias de prémios portugueses. Ao nível nacional, três hotéis madeirenses disputam a categoria ‘melhor boutique hotel’ (Choupana Hills, Quinta da Bela Vista e The Vine) enquanto o Belmond Reid’s Palace concorre a ‘melhor hotel do ano’, categoria em que por sinal vai medir forças com o lisboeta Pestana Palace, também candidato a ‘hotel de negócios’. O histórico 5 estrelas madeirense também disputa, a par do Choupana Hills, o título de ‘melhor spa resort’ .
Nota ainda para uma das nomeações portuguesas para os WTA Mediterrâneo estar ligada à Região. É o caso da Quinta da Casa Branca que concorre ao ‘melhor boutique hotel’.
TAP em três frentes
A TAP também está novamente nomeada para os prestigiados galardões anuais do sector do Turismo. A companhia portuguesa concorre em três categorias: ‘melhor companhia aérea da Europa’, ‘melhor classe executiva de companhia sérea da Europa’ e ‘melhor website mundial de companhia aérea’. Para a empresa, tratam-se de “importantes reconhecimentos do trabalho que a TAP tem vindo a desenvolver no competitivo mercado europeu, destacando-se cada vez mais pela qualidade do serviço oferecido e pela inovação que tem conseguido acrescentar às suas plataformas online”.
Nomeações Madeirenses
WTA Europa- Melhor destino insular: Madeira- Melhor hotel de luxo: Pestana Carlton Madeira Hotel- Melhor resort tudo-incluído: Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa- Melhor boutique hotel: Choupana Hills Resort & Spa; Hotel Quinta da Bela Vista- Melhor boutique resort: Choupana Hills Resort & Spa- Melhor design hotel: The Vine Hotel- Melhor resort insular: Belmond Reid’s Palace; Choupana Hills Resort & Spa
WTA Mediterrâneo- Melhor boutique hotel: Quinta da Casa Branca
WTA Portugal- Melhor boutique hotel: Choupana Hills; Quinta da Bela Vista e The Vine Hotel.- Hotel: Belmond Reid’s Palace- Melhor spa resort: Belmond Reid’s Palace e Choupana Hills