Cidades do Porto e de Faro unem-se para promover turismo
Os presidentes dos municípios de Faro e do Porto estão a trabalhar em conjunto para promover o turismo nas duas regiões e o plano será traçado até ao verão, disse hoje à Lusa o autarca farense, Rogério Bacalhau.
"Potenciar o que temos de bom, potenciar aquilo que o Porto tem de bom e ganhar maiores níveis de notoriedade e de promoção em ambas as regiões" é o objetivo da união dos dois municípios portugueses, separados por cerca de 500 quilómetros, declarou o presidente da Câmara do Faro.
Um dia depois de ter regressado do Porto, cidade para onde foi convidado pelo presidente da câmara, Rui Moreira, para estar presente na apresentação das Festas do São João, Rogério Bacalhau revelou que "o grande mote de parceria será ao nível turístico, da promoção turística".
Haverá, contudo outros "menus" a definir, afirmou, assumindo que "até ao verão" vão ser divulgadas as "medidas concretas e as atividades concretas" que as câmaras do Porto e de Faro vão desenvolver em conjunto.
"Já há alguns meses estamos a preparar isso -- desde o início do mandato - e logo que tenhamos mais informação concreta [...] iremos fazer uma apresentação conjunta", acrescentou Rogério Bacalhau.
O Porto foi eleito este ano o "Melhor Destino Europeu 2014", entre outras 19 cidades a concurso no European Consumers Choice, uma distinção que já tinha vencido também em 2012.
O Algarve tem sido distinguido ao longo de vários anos como "Melhor destino de golfe do mundo" por revistas da modalidade e associações internacionais de operadores turísticos especializados e, em 2012, a região foi considerada o "Melhor destino de praia europeu", na gala europeia dos World Travel Awards, um galardão que é considerado um Óscar do turismo.