Turismo

'Rota das estrelas' arranca hoje

A quinta edição da 'Rota das  Estrelas',  festival gastronómico internacional que vai percorrer o país  até Novembro, arranca esta quarta-feira, no Funchal, com a presentação do evento  no estrelado 'Il Gallo d'Oro', no hotel The Cliff Bay e com um jantar nas adegas da Madeira Wine.

A primeita etapa conta com a participação  de 16 'chefs', na sua maioria de restaurantes com estrelas Michelin e tem   Benoit Sinthon como anfitrião. Decorre  na Madeira até dia 25, e promove jantares gourmet e volantes, com cozinha  ao vivo, visitas, provas de vinho e workshops sobre queijos exclusivos portugueses.

Segundo a organização, os jantares contarão com "produtos regionais  onde prima a frescura e a sazonalidade e ingredientes da mais alta qualidade  provenientes do mundo, além de uma seleção dos mais exclusivos vinhos portugueses".

Pela primeira vez, será organizado um concurso -- "à descoberta do talento"  -, em que seis finalistas enfrentam um júri de quatro chefes que irá eleger  o vencedor depois de uma prova de cozinha aberta ao público, no Mercado  dos Lavradores, no Funchal.

O evento percorre oito restaurantes portugueses com estrelas  Michelin que vão receber cozinheiros premiados de todo o Mundo. Depois da Madeira, o roteiro prossegue no 'Eleven' (Lisboa), a 02 e  03 de maio, e depois no 'The Yeatman' (Vila Nova de Gaia), entre 05 e 07  de junho. No mesmo mês, nos dias 20 e 21, é a 'Fortaleza do Guincho' (Cascais)  que recebe o evento.

A 19 e 20 de setembro, o 'Feitoria' (Lisboa) é o anfitrião da "Rota  das Estrelas", que viaja para o 'Largo do Paço' (Amarante) a 17 e 18 de  outubro, rumando depois ao 'L'And' (Montemor-o-Novo), a 22 e 23 de novembro.

Também o 'Vila Joya' (Algarve), que, juntamente com o 'Ocean', é um  dos dois restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin, participa  no roteiro, mas ainda sem data marcada.

O roteiro surgiu em 2010 como uma iniciativa privada com o objetivo  de dar a conhecer o que de melhor se oferece na alta gastronomia portuguesa,  identificada como "um fator de diferenciação" a nível turístico como alternativa  aos tradicionais produtos sol e praia. A iniciativa juntou vários grupos  hoteleiros e restaurantes com estrelas Michelin, criando assim o conceito  de rota.

Inicialmente, o objetivo era a promoção nacional, mas "teve uma grande  aceitação" e começou a atrair "interesse internacional", levando ao convite  de chefes estrangeiros, nomeadamente dos "principais mercados emissores  de turistas".