Presidente do Governo dos Açores confiante em acordo com Lisboa sobre liberalização
O presidente do Governo dos Açores mostrou-se hoje confiante na evolução "num bom sentido" do processo de negociação com o executivo da República para a revisão das obrigações de serviço público do transporte aéreo para a região.
Numa visita ao 'stand' dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que abriu hoje e se prolonga até domingo, Vasco Cordeiro (PS) recordou que o turismo dos Açores cresceu 10% em 2013.
Ainda assim, disse esperar que a "melhoria da situação económica e financeira do país" possa traduzir-se também numa "maior aptidão dos turistas nacionais para viajarem" aos Açores e, considerou, que para isso pode contribuir também uma maior liberalização das ligações aéreas entre a região e o exterior.
"Estamos num processo de abordagem a esse assunto, como é público, e julgo que há todas as condições para que o processo possa evoluir num bom sentido", disse.
O Governo dos Açores apresentou em maio de 2012 uma proposta para a revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo ente o continente e a região, que pode passar pela abertura do mercado às 'low cost' (companhias de baixo custo).
Em outubro foi criado um grupo de trabalho para analisar a questão até dezembro, mas ainda não se conhecem os resultados.
"Tem de perguntar ao Governo da República" como é que se resolve este impasse, disse Vasco Cordeiro, interpelado pelos jornalistas, à margem da visita.
O presidente do Governo Regional voltou ainda a recusar resumir os desafios do turismo nos Açores ao transporte aéreo e reafirmou que "nunca esteve contra as empresas 'low cost'".
O Estado do Amazonas e os Açores são os destinos convidados da 26.ª edição da BTL, que arrancou hoje.