Turismo

Receita de Porto Bay cresce 4% em Portugal

Há um grupo hoteleiro madeirense que tem razões para brindar na habitual ‘Poncha Party’ que é já marca insular na Bolsa de Turismo de Lisboa. Trata-se de Porto Bay, grupo que fechou 2013 com um acréscimo de receita operacional, tanto em Portugal, como no Brasil.No Brasil, onde tem três unidades hoteleiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Búzios, apesar da desvalorização ocorrida no real a receita operacional cresceu 2% face a 2012, atingindo os 43,2 milhões de reais. Em Portugal, onde o grupo tem seis unidades na Madeira e uma no Algarve, os rendimentos operacionais foram de 46 milhões de euros, representando um crescimento de 4%.A informação fornecida pelo grupo indica que dos 61 milhões de euros de receitas obtidas ano passado, 46,02 milhões foram realizados em Portugal, o que deixa cerca de 15 milhões para o Brasil, quando em 2012 tinha realizado 44,2 milhões em Portugal (36,3 milhões na Madeira e 7,9 milhões no Algarve) e 17,1 milhões no Brasil.No conjunto das 10 unidades, o grupo regista uma receita global consolidada semelhante à do ano anterior, dada a desvalorização ocorrida no real.O grupo destaca ainda que no ano passado investiu 4,1 milhões de euros na requalificação e renovação dos seus hotéis em Portugal, a que se somaram 4,6 milhões de reais para as unidades no Brasil.90% de ocupaçãoO grupo Porto Bay fechou o ano com uma taxa de ocupação média anual dos hotéis no Funchal de 90%, o que representa mais dois pontos percentuais face a 2012. A estação de Verão  e que compreende os meses de Maio a Outubro, a atingir uma ocupação média de 95%. No Algarve, a época de Verão chegou aos 92%. Em 2013, o conjunto dos três hotéis no Brasil fechou com uma ocupação média de 77%.Em termos de RevPar, houve um aumento médio em todos os destinos, sendo de 8% na Madeira, 1% no Algarve, 2% no Rio de Janeiro, 3% em São Paulo e 16% em Búzios.210 mil cartõesO grupo assume que em 2013 verificou-se uma vez mais “um aumento significativo na taxa de repetição de clientes em Portugal”. Na Madeira, a taxa situou-se nos 36,4%, mais 6% que no ano anterior, e no Algarve atingiu os 27%, representando um significativo crescimento de 17% face ao ano anterior. Estes números resultam do programa de fidelização do grupo – o Prestige Club – que alcançou já 210 mil cartões emitidos em Portugal, constituindo este um reconhecimento expressivo da experiência passada em unidades Porto Bay.40 distinçõesO reconhecimento é uma característica que Porto Bay valoriza. Em 2013 bateu o recorde, cotando-se como grupo português mais premiado. “Adicionámos cerca de 40 troféus ao nosso rol de prémios”, assegura o grupo.Destaque para o reconhecimento dos auditores online, nomeadamente do Tripadvisor, que coloca 7 hotéis do grupo nas exclusivas listas dos melhores do mundo, e onde Porto Bay alcança o 1º e 2º lugar no top 25 em Portugal. A HolidayCheck elege cinco hotéis do grupo entre os melhores, dos quais dois na exclusiva categoria Top Hotel.