Mais de 600 mil passageiros de navios de cruzeiro chegaram ao porto de Lisboa
Mais de 600 mil passageiros e 300 mil tripulantes chegaram em navios de cruzeiro ao porto de Lisboa, no ano passado, disse hoje o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Os números foram avançados na cerimónia de inauguração das instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no porto de Lisboa.
"Isso significa um trabalho acrescido a que o SEF tem de responder com qualidade, para contribuir, no âmbito das suas competências, para o setor do turismo", disse Miguel Macedo, adiantando que o SEF terá agora "melhores condições para exercer as competências de controlo das fronteiras".
Segundo o ministro, as novas instalações vão permitir que o SEF "responda melhor à procura crescente de entrada, por via marítima, de turistas em Portugal".
O porto de Lisboa cedeu as instalações ao SEF, tendo o investimento ficado em cerca de 60 mil euros.
Na cerimónia, o diretor nacional do SEF, Manuela Jarmela Palos, afirmou que o serviço controlou, no ano passado, no porto de Lisboa, quase um milhão de pessoas e cerca de 3.000 embarcações, além de ter emitido mais de 2.000 vistos e concedido mais de 200 mil licenças de acesso à zona internacional do porto de Lisboa.
O mesmo responsável disse ainda que o risco migratório na fronteira marítima de Alcântara se mantêm no nível baixo.
Na ocasião, o ministro indicou também que, nas próximas duas semanas, vão ser inauguradas instalações da PSP e da GNR, integradas nas 52 obras que estão em curso no Ministério da Administração Interna.