Turismo

Melair antecipa aumento de passageiros nos próximos dois anos

O diretor-geral da Melair, representante em  Portugal da Royal Caribbean International, antecipa para os próximos dois  anos um aumento do número de passageiros e adiantou que as vendas do último  trimestre cresceram 40% face ao trimestre homólogo.

Francisco Teixeira falava num encontro com jornalistas para anunciar  um novo destino na Europa, com o navio Allure of the Seas, que vai estar  posicionado em Barcelona na temporada de 2015.

O diretor-geral falou sobre a quebra de 50% nas receitas em 2011/2013,  devido à redução de uma oferta na Europa, que representa 65% do mercado  português, e à retração do consumo e consequentemente a preços médios "muitos  baixos", mas afirma que "este ciclo acabou" e um novo tem agora início.

"Estamos 40% à frente em passageiros", disse Francisco Teixeira, referindo-se  ao aumento das vendas efetuadas do último trimestre (para 2014/2015), que  inclui já o passado mês de janeiro.

Apesar de admitir que este valor pode ser alterado, tendo em conta o  futuro comportamento dos clientes, o responsável sublinhou que ainda assim  a empresa "vai ter seguramente mais passageiros do que no ano passado e  continuar a melhorar a tarifa média em relação a 2013".

Em relação ao Mediterrâneo, exemplificou, a Melair espera um aumento  de quatro a cinco mil passageiros para 2015, estimando que mais de dois  terços sejam alcançados com o Allure.

O consórcio que integra a Royal Caribbean Cruises limited (empresa-mãe  do grupo que inclui a Royal Caribbean Internatinal, a Celebrity Cruises  e a Azamara Club Criuses), assim como a Global Liman Isletmeleri, Grupo  Sousa Investimentos e Creuers del Port de Barcelona foi o único concorrente  e venceu, em janeiro, a adjudicação a concessão do terminal de cruzeiros  de Lisboa, faltando apenas os pareceres da Concorrência e do Tribunal de  Contas.