Melair antecipa aumento de passageiros nos próximos dois anos
O diretor-geral da Melair, representante em Portugal da Royal Caribbean International, antecipa para os próximos dois anos um aumento do número de passageiros e adiantou que as vendas do último trimestre cresceram 40% face ao trimestre homólogo.
Francisco Teixeira falava num encontro com jornalistas para anunciar um novo destino na Europa, com o navio Allure of the Seas, que vai estar posicionado em Barcelona na temporada de 2015.
O diretor-geral falou sobre a quebra de 50% nas receitas em 2011/2013, devido à redução de uma oferta na Europa, que representa 65% do mercado português, e à retração do consumo e consequentemente a preços médios "muitos baixos", mas afirma que "este ciclo acabou" e um novo tem agora início.
"Estamos 40% à frente em passageiros", disse Francisco Teixeira, referindo-se ao aumento das vendas efetuadas do último trimestre (para 2014/2015), que inclui já o passado mês de janeiro.
Apesar de admitir que este valor pode ser alterado, tendo em conta o futuro comportamento dos clientes, o responsável sublinhou que ainda assim a empresa "vai ter seguramente mais passageiros do que no ano passado e continuar a melhorar a tarifa média em relação a 2013".
Em relação ao Mediterrâneo, exemplificou, a Melair espera um aumento de quatro a cinco mil passageiros para 2015, estimando que mais de dois terços sejam alcançados com o Allure.
O consórcio que integra a Royal Caribbean Cruises limited (empresa-mãe do grupo que inclui a Royal Caribbean Internatinal, a Celebrity Cruises e a Azamara Club Criuses), assim como a Global Liman Isletmeleri, Grupo Sousa Investimentos e Creuers del Port de Barcelona foi o único concorrente e venceu, em janeiro, a adjudicação a concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa, faltando apenas os pareceres da Concorrência e do Tribunal de Contas.