Turismo

Portugal destaca ondas da Nazaré na feira de turismo de Nova Iorque

A "The New York Times Travel Show" é considerada por muitos como a maior feira mundial de turismo e acontece até dia 2 de março no Jacob K. Javits, em Manhattan.

O presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, disse à agência Lusa que a presença da localidade tem como intuito a internacionalização da marca "Nazaré" num mercado por explorar."Acima de tudo, os Estados Unidos são um mercado gigantesco. E são um mercado que visita muito pouco a Nazaré. Acreditamos que há um grande potencial de crescimento", explicou Walter Chicharro.

"Queremos aproveitar a imagem de um americano, o McNamara, e as nossas ondas para mostrar tudo o resto que temos para oferecer, o sol, as praias, o mar, a gastronomia, o folclore", acrescentou o autarca. O nazareno disse que "o surf é uma aposta ganha, que é preciso continuar a ganhar, e que pode abrir muitas portas para mostrar tudo o resto que a Nazaré tem para oferecer."

No 'stand' reservado ao país, chamado "Portugal On Tour", estarão ainda cerca de outras 10 empresas ligadas aos setores da hotelaria e da restauração.

A iniciativa partiu do empresário luso-canadiano José Carlos Sousa, emigrado há cerca de 40 anos no Canadá, que acredita que a iniciativa pode atrair até 100 mil turistas norte-americanos à sua terra natal.

Walter Chicharro não confirma os valores envolvidos na ação de promoção, mas diz que "é um investimento residual tendo em conta as contrapartidas que representa."

O presidente da autarquia reuniu também com a responsável pela delegação do Turismo de Portugal em Nova Iorque, Maria Encarnação Melo, com quem ficou acordada uma nova colaboração.

"Vamos poder receber jornalistas de turismo e operadores turísticos americanos e providenciar-lhes o apoio local como meio de promoção internacional da Nazaré, em particular no âmbito do surf e do turismo religioso", explicou Chicharro.