Turismo

Bruxelas propõe estratégia para promover turismo costeiro e marítimo na UE

A Comissão Europeia apresentou hoje uma  nova estratégia destinada a apoiar o turismo costeiro e marítimo na Europa,  propondo 14 acções para ajudar as regiões e empresas a reforçarem a posição  do setor como "motor da economia azul".

Além das 14 ações concretas propostas por Bruxelas, ao nível da União  Europeia (UE), o executivo comunitário inclui também na sua estratégia um  elenco de medidas que os Estados-Membros, as regiões e as partes interessadas  deste setor podem levar a cabo para complementar as ações da UE.

Entre as ações propostas ao nível europeu, contam-se a promoção de  uma cooperação e de um diálogo mais estreitos em toda a Europa entre todas  as partes interessadas do setor do turismo costeiro, a facilitação das parcerias  entre os setores público e privado, a promoção das competências e da inovação,  a promoção do ecoturismo e a criação de um guia das possibilidades de financiamento,  para ajudar a mobilizar o investimento.

Segundo Bruxelas, os Estados-membros, as autoridades regionais e as  empresas do setor terão um papel central na conceção e na execução das ações,  e os Estados-membros devem "desenvolver e implementar estratégias nacionais  e regionais, usar da melhor forma os fundos disponíveis, e trocar entre  si as melhores práticas", até porque, assinala a Comissão, um dos objetivos  da estratégia é "promover parcerias transnacionais e inter-regionais".

A indústria e outras partes interessadas são, por seu turno, convidadas  a desenvolverem novos modelos de negócios, assim como produtos diversificados  e inovadores, para "reforçar a capacidade de resposta e o potencial de crescimento  do setor".

"Considero o turismo uma alavanca económica fundamental para o crescimento  da Europa, em torno da qual podem ser construídas políticas específicas,  coerentes e integradas. Uma estratégia orientada para o turismo costeiro  e marítimo põe em evidência o potencial deste importante setor do turismo  e o papel que pode desempenhar na luta contra o desemprego, especialmente  entre os jovens", sublinhou o comissário europeu para a Indústria, Empreendedorismo  e Turismo, Antonio Tajani.

O turismo costeiro e marítimo inclui o turismo de praia e náutico,  de cruzeiros e a navegação de recreio e, segundo a Comissão, "é um motor  essencial da economia de muitas regiões costeiras e insulares da Europa".

Segundo dados da Comissão, emprega quase 3,2 milhões de pessoas e gera  um total de 183 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto para a  economia da UE, o que representa mais de um terço do produto bruto da economia  marítima.

A estratégia hoje aprovada será debatida em 10 de março, em Atenas,  numa conferência organizada em conjunto com a atual presidência grega da  UE, que reunirá as autoridades, as empresas e outras partes interessadas,  devendo a implementação das ações concretas ter lugar nos próximos meses.