Bruxelas propõe estratégia para promover turismo costeiro e marítimo na UE
A Comissão Europeia apresentou hoje uma nova estratégia destinada a apoiar o turismo costeiro e marítimo na Europa, propondo 14 acções para ajudar as regiões e empresas a reforçarem a posição do setor como "motor da economia azul".
Além das 14 ações concretas propostas por Bruxelas, ao nível da União Europeia (UE), o executivo comunitário inclui também na sua estratégia um elenco de medidas que os Estados-Membros, as regiões e as partes interessadas deste setor podem levar a cabo para complementar as ações da UE.
Entre as ações propostas ao nível europeu, contam-se a promoção de uma cooperação e de um diálogo mais estreitos em toda a Europa entre todas as partes interessadas do setor do turismo costeiro, a facilitação das parcerias entre os setores público e privado, a promoção das competências e da inovação, a promoção do ecoturismo e a criação de um guia das possibilidades de financiamento, para ajudar a mobilizar o investimento.
Segundo Bruxelas, os Estados-membros, as autoridades regionais e as empresas do setor terão um papel central na conceção e na execução das ações, e os Estados-membros devem "desenvolver e implementar estratégias nacionais e regionais, usar da melhor forma os fundos disponíveis, e trocar entre si as melhores práticas", até porque, assinala a Comissão, um dos objetivos da estratégia é "promover parcerias transnacionais e inter-regionais".
A indústria e outras partes interessadas são, por seu turno, convidadas a desenvolverem novos modelos de negócios, assim como produtos diversificados e inovadores, para "reforçar a capacidade de resposta e o potencial de crescimento do setor".
"Considero o turismo uma alavanca económica fundamental para o crescimento da Europa, em torno da qual podem ser construídas políticas específicas, coerentes e integradas. Uma estratégia orientada para o turismo costeiro e marítimo põe em evidência o potencial deste importante setor do turismo e o papel que pode desempenhar na luta contra o desemprego, especialmente entre os jovens", sublinhou o comissário europeu para a Indústria, Empreendedorismo e Turismo, Antonio Tajani.
O turismo costeiro e marítimo inclui o turismo de praia e náutico, de cruzeiros e a navegação de recreio e, segundo a Comissão, "é um motor essencial da economia de muitas regiões costeiras e insulares da Europa".
Segundo dados da Comissão, emprega quase 3,2 milhões de pessoas e gera um total de 183 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto para a economia da UE, o que representa mais de um terço do produto bruto da economia marítima.
A estratégia hoje aprovada será debatida em 10 de março, em Atenas, numa conferência organizada em conjunto com a atual presidência grega da UE, que reunirá as autoridades, as empresas e outras partes interessadas, devendo a implementação das ações concretas ter lugar nos próximos meses.