“A Madeira não pode ser só turismo”
A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) participou até ontem na 19.ª edição do Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB), a maior feira de marcas e produtos portugueses para a exportação. Uma presença que deu por bem empregue e que destoa no contexto regional, e que valeu a visita do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.O governante foi recebido por Miguel de Sousa, líder da cervejeira madeirense. Inteirou-se dos esforços da ECM num plano de alargamento de mercados na rota internacional e continente português deu palavras de incentivo a mais um importante contributo para o crescimento das exportações portuguesas. Passos Coelho fez referência “à importância do contributo da excelente fama da água da Madeira na qualidade das bebidas da ECM”.Para Miguel de Sousa, “ a visita de Passos Coelho, e o seu interesse pelos principais aspectos da dinâmica da ECM nos mercados exteriores foi um enorme estímulo para quem, a partir da periferia procura alcançar os centros consumidores”. “É bom ver um primeiro-ministro conhecedor e interessado no esforço das empresas. Julgo que seria muito útil que os governantes madeirenses se inteirassem do potencial desta feira e da oportunidade que representa para os produtos industriais madeirenses. A Madeira não pode ser só turismo”, adverte o administrador da ECM. Aliás, não percebe que o empenho em torno da presença da Madeira na BTL não se faça notar no SISAB que pelo menos mereceu grande atenção do governo da República e da oposição. Para que conste, pelo salão passaram também o Ministro da Economia, Pires de Lima, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas e o líder do PS, António José Seguro. Realizada no Meo Arena, antigo Pavilhão Atlântico, em Lisboa, pelo 19° ano consecutivo, o SISAB tem como objectivo promover o encontro entre empresas portuguesas do ramo alimentar e complementares com o mercado internacional.O Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas recebeu dois mil compradores profissionais de mais de 100 países. Estiveram expostos mais de seis mil produtos ‘made in Portugal’.A cervejeira madeirense, única com 100% de capitais portugueses, participou pela segunda vez consecutiva no evento, no qual investiu mais de 10 mil euros. Com stand próprio, nele expôs as suas principais marcas de exportação, Coral, Brisa e Brisol Maracujá e Laranjada. Neste certame foi ainda apresentada a água Atlântida.A ECM aproveitou a ocasião para divulgar que está a dinamizar um programa de exportação, em 2014 muito focado na expansão no mercado português. Actualmente os seus produtos já são comercializados nas principais cadeias alimentares em Portugal, bem como são visíveis várias acções de comunicação das suas marcas.Economia dos açores deu baileConta quem viu que a presença da Madeira no SISAB foi confrangedora. Para além da ECM e Banif, nota para Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, conjuntamente com duas empresas do sector, Henriques & Henriques, Vinhos S.A. e Justino’s – Madeira Wines, S.A. Notável foi a presença da Região Autónoma dos Açores que participa no salão com um mega-stand de 400 metros quadrados, que inclui 30 participações individualizadas de empresas regionais. Uma presença suportada pelo orçamento regional dos Açores, incluindo viagens e estadia dos empresários e funcionários participantes. Foi “uma excelente mostra de uma economia cada vez mais industrializada”, referem os críticos.