Turismo

Açores anunciam "campanha quase sem precedentes" da SATA para a época baixa

O secretário regional do Turismo e Transportes  dos Açores anunciou hoje uma campanha "quase sem precedentes" da SATA para  a época baixa e vincou a aposta do Governo da região na melhoria da "acessibilidade"  ao arquipélago em 2015.

"Foi lançada uma campanha quase sem precedentes, pela transportadora  aérea regional, com a oferta de cerca de 20 mil lugares, a 88 euros, nas  ligações de e para o continente português, com vendas até ao final de novembro  e com viagens a concretizarem até ao final de março", disse Vítor Fraga.

O governante açoriano falava aos jornalistas no final de uma audição  na comissão de Economia do parlamento dos Açores, na cidade da Horta, a  respeito da proposta de plano anual de investimento e orçamento dos Açores  para 2015.

No seu entender, esta campanha irá dar um "contributo importante para  a mobilidade dos açorianos", mas também um impulso à captação de fluxos  turísticos na época baixa, contribuindo para "atenuar um dos fatores com  que o destino Açores se confronta, a sazonalidade".

O titular das pastas do Turismo e dos Transportes no Governo açoriano  realçou, por outro lado, que as propostas de Plano e Orçamento do executivo  para o próximo ano preveem um "reforço claro" nestes setores.

"Estamos a falar de 191 milhões de euros para estas áreas, no sentido  de dotarmos a região de melhores condições de acessibilidade", sublinhou  Vitor Fraga, lembrando que, em 2015, os Açores terão novas obrigações de  serviço público no transporte aéreo entre o continente e os Açores, novas  obrigações no transporte aéreo inter-ilhas e novas obrigações no transporte  marítimo de passageiros.

"Tudo isto, na perspetiva de aumentarmos a mobilidade dos açorianos  e aumentarmos também a acessibilidade à região para promovermos e desenvolvermos  outros setores de atividade, como, por exemplo, o turismo", acrescentou.

O secretário regional defendeu também a necessidade de uma nova campanha  de promoção turística, mais centrada no "cliente final", quase exclusivamente  baseada em "canais digitais", que possa atrair mais turistas ao arquipélago.

"Temos de nos tornar mais eficientes junto da procura, para que haja,  no momento da decisão de todos aqueles que pretendem ir de férias, o clique  de escolherem os Açores como destino", sublinhou.