ANA vai investir 276 milhões de euros nos aeroportos entre 2014 e 2018
O investimento programado pela ANA-Aeroportos de Portugal, entre 2014 e 2018, vai totalizar 276 milhões de euros, indicou hoje o presidente da empresa, Jorge Ponce de Leão.
De acordo com Ponce de Leão, este investimento destina-se a responder ao aumento da procura, que até ao dia de ontem tinha crescido 9,33% em termos acumulados desde o início do ano, face ao mesmo período de 2013.
Os números que foram hoje apresentados em conferência de imprensa indicam que o volume de passageiros nos aeroportos portugueses até ao final de agosto era de 23,7 milhões, mais 9,4% do que nos primeiros oito meses de 2013. Quanto aos movimentos de aeronaves, cresceram 5,6% no mesmo período, para 203.158.
O presidente da ANA, que falava hoje numa conferência de imprensa para assinalar o primeiro ano de gestão da empresa pela Vinci Airports, destacou o investimento previsto para o aeroporto de Lisboa para os próximos anos, que soma 106,5 milhões de euros.
No que respeita à principal obra no aeroporto lisboeta, que teve início em julho deste ano e tem conclusão prevista para outubro de 2015, prevê-se um aumento da capacidade na Portela com a reformulação das áreas de controlo de fronteiras e a criação de novas áreas de 'lounge', entre outras alterações.
Do total de 276 milhões de euros que a concessionária aeroportuária vai investir, a maior fatia destina-se aliás ao aumento de capacidade e a alterações nos terminais de passageiros, que correspondem a 165,3 milhões de euros.
Quanto às obras que serão realizadas no lado ar, nomeadamente ao nível da operação e da capacidade das pistas dos aeroportos, a empresa destina 99,6 milhões de euros. Os restantes 11,1 milhões têm como objetivo desenvolver a parte dos aeroportos que não está relacionada com a aviação, nomeadamente serviços de refeição e outros destinados aos passageiros.