Turismo

Turismo mundial concentra-se em Madrid na próxima semana na 34ª edição da FITUR

O setor do turismo mundial concentra-se na próxima semana em Madrid para a 34ª edição da FITUR, com expectativas dos organizadores de que, depois de anos difíceis há sinais de alguma melhoria.

Depois de um ano recorde nas chegadas e nos gastos dos turistas em Espanha, Madrid acolhe representantes de todo o mundo num espaço de onde, tradicionalmente saem negócios que marcam ou refletem as tendências de todo o setor.

Portugal - premiado pela qualidade do seu 'stand' nos últimos anos - volta a ter uma presença significativa na FITUR, numa semana em que a Organização Internacional do Turismo (OIT) também divulgará os últimos dados sobre o setor a nível mundial e sobre as previsões para 2014.

O surf merece destaque no 'stand' de 818 m2 que Portugal terá no certame, num momento em que o país se tem destacado como importante destino mundial para a prática deste desporto.

A procura da praia da Nazaré, depois do recorde de Garrett McNamara e outros importantes pontos do país para esta prática estão a suscitar crescente interesse em todo o mundo.

O 'stand' - que terá 40 empresas e sete áreas promocionais (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) - oferecerá ainda provas gastronómicas dedicadas à dieta mediterrânica, enquanto Património Imaterial Mundial.

Na inauguração do certame - a cargo dos Príncipes das Astúrias - estará o ministro da Economia, Pires de Lima - que está em Madrid no âmbito de um 'roadshow' de promoção do mercado português - e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Nesta edição há menos espaço de exposição - 54 mil metros quadrados ou menos 5% que em 2013 - mas há um crescimento de 6% no número de empresas expositoras, um total de 8.937 de 165 países.