Festival da natureza anima Madeira depois das eleições
A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira garante que a III Edição do Festival da Natureza visa criar mais um momento de animação do destino turístico madeirense direcionado a um nicho mais ativo.
O Festival da Natureza da Madeira realiza-se entre 30 de setembro e 06 de outubro e desdobra-se pelos concelhos do Funchal e de Machico com várias manifestações desportivas, de lazer e culturais com particular destaque para o Madeira World Games.
De acordo com Conceição Estudante, a ocupação hoteleira para este período ronda os 72 por cento.
"O objetivo é criar mais um momento de animação vocacionado para um nicho de mercado que gosta de desfrutar da natureza de uma forma mais ativa e desportiva", disse em conferência de imprensa.
A responsável pelo turismo madeirense revelou que o Madeira World Games (Jogos Internacionais da Natureza) já conta com 500 inscrições e decorrerá em Machico e na freguesia do Porto da Cruz e abarca atividades de bodyboard, canoagem, natação em águas abertas, provas de orientação urbana noturna, trail running e BTT endurance.
Nas placas centrais da Avenida Arriaga, na cidade do Funchal, terão lugar também experiências de escalada, circuito natural de BTT, iniciativas de sentir a natureza através de percursos de pés descalços, jogos da natureza e tradicionais como corridas de carros de pau e de verga entre outros.
Haverá ainda no Largo da Restauração a reconstituição de um pequeno arraial madeirense com mostra de artesanato, gastronomia regional e atuação de grupos folclóricos.
Exposições de atividades da natureza em áreas protegidas pelo serviço do Parque Natural da Madeira e projeção de vídeos sobre várias vertentes da natureza madeirense como a floresta da Laurissilva (Património Natural Mundial pela UNESCO) e a Reserva da Biosfera de Santana são outras manifestações do Festival.
O Festival envolve um milhar de pessoas e um investimento de 50 mil euros do Governo Regional.