Turismo

'Solar da Bica' é o 1.º em Portugal a receber licença para restauração biológica

A unidade de Turismo Rural 'Solar da Bica', situada no sítio dos Lameiros, em São Vicente, é o primeiro estabelecimento em Portugal a receber uma licença para a restauração biológica, distinção que consiste no facto de parte, no mínimo 40%, ou a totalidade da refeição, ser composta por produtos de origem biológica certificada.

Para ser considerado biológico, um alimento não pode conter pesticidas, adubos químicos de síntese nem organismos geneticamente modificados, sendo que, para garantir a origem biológica dos produtos alimentares, é necessário efectuar diversos controles em todas as fases: desde a selecção das matérias‐primas, à fabricação e distribuição.

O processo para a emissão desta licença teve início em 2012, com a participação do Solar da Bica no evento 'Food Revolution Day', com a organização de um pequeno‐almoço biológico, passando a partir dessa data a servir produtos bio nessa refeição. Complementarmente, o Solar da Bica tem produtos de produção própria que estão já certificados como biológicos, nomeadamente: alface, cenoura, beterraba, chicória, morangos, cebola e ervas aromáticas.

A cerimónia de entrega da licença para restauração biológica decorrerá esta quinta-feira pelas 17h, no 'Solar da Bica', no âmbito das comemorações da Semana BioMadeira.  Um evento que vai contra com a presença do secretário do Ambiente e Recursos Naturais, director regional de Turismo e de Agricultura.