Associação de Promoção da Madeira recebe 1,7 milhões de euros
AP vai desenvolver actividades de marketing com operadores, de apoio às linhas e rotas aéreas, e acções de campanha directas junto do consumidor final
O Governo da Madeira deliberou atribuir à Associação de Promoção da Região 1,7 milhões de euros para campanhas de divulgação deste destino nos mercados internacionais no decurso deste ano.
A resolução, do Conselho do Governo da passada quinta-feira e não divulgada aos jornalistas no final da reunião, foi hoje publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.
O documento justifica o apoio com a "importância e a necessidade de promover/divulgar o destino turístico da Madeira", através de campanhas para a promoção da sua imagem nos mercados internacionais, considerando que a associação "tem capacidade para a concretização" deste projeto.
Segundo a resolução, é autorizada "a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação, no âmbito da promoção e animação turísticas" com a Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira, iniciativa que visa a execução de campanhas para a promoção do destino "com a orientação para a captação do negócio junto dos mercados internacionais".
A comparticipação financeira do executivo insular, liderado por Alberto João Jardim, não pode exceder 1,7 milhões de euros, sendo que cerca de 1,5 milhões de euros serão disponibilizados este ano e a restante verba no próximo.
À agência Lusa, o director regional do Turismo, Bruno Freitas, explicou que a resolução "formalizou um contrato-programa que anualmente é estabelecido entre o Governo e a Associação de Promoção da Madeira".
Bruno Freitas adiantou que a esta entidade caberá realizar "acções junto dos mercados externos ditos tradicionais", como atividades de "marketing com operadores, de apoio às linhas e rotas aéreas, e acções de campanha diretas junto do consumidor final".
"Os mercados mais privilegiados são o britânico, o alemão, o francês, o espanhol e o escandinavo", afirmou o responsável, notando que, também, os mercados austríaco e irlandês serão alvo de ações de divulgação.
O director do Turismo da Madeira acrescentou que à Associação de Promoção o Governo Regional "tem ainda uma dívida de 1,5 milhões de euros, relativa aos anos de 2010 e 2011, que corresponde a uma verba adicional e não obrigatória que resulta do contrato com o Turismo de Portugal".
"O pagamento desse valor continua dependente da libertação de verbas no âmbito do plano de ajustamento económico e financeiro e, assim que forem libertadas, o pagamento será feito de imediato", garantiu.
Na sequência da dívida pública, na ordem dos seis mil milhões de euros, o Governo da Madeira solicitou em 2011 ajuda financeira ao Estado português, que culminou na assinatura do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro da região a 27 de janeiro de 2012 e de um contrato de financiamento de 1.500 milhões de euros.