Pestana inaugura primeiro hotel nos EUA
O Pestana South Beach Art Deco Hotel, em Miami, foi inaugurado com Vinho Madeira
Em plena zona histórica de Miami, o Grupo Pestana inaugurou ontem o seu primeiro hotel na América do Norte. O quatro estrelas Pestana South Beach Art Deco Hotel é o primeiro passo de possíveis novos investimentos nos Estados Unidos da América. No discurso de inauguração, Dionísio Pestana relembrou, já no final, a história do Vinho Madeira com a independência dos EUA, ligação que remonta a 1776.Manifestando a satisfação do grupo hoteleiro em contribuir para o Miami Art Deco District (o primeiro bairro do Século XX ser reconhecido pelo Registo Nacional de Lugares Históricos, composto por 800 estruturas de significado histórico, a maioria construída entre 1923 e 1943), o empresário de origem madeirense frisou o facto de se "sentir em casa entre a comunidade internacional de Miami, onde a atmosfera e ambiente laboral provou ser inspirador e recompensador", acrescentando que, ali, "às vezes parece que ajuda saber falar castelhano para podermos comunicar".Na alocução aos convidados, Dionísio Pestana explicou o porquê de Miami para investir: "A sua capacidade de atrair, continuamente, tanto os viajantes em lazer como em negócios, convenções e passageiros de navios de cruzeiro, e fá-lo num ambiente seguro, organizado e competitivo." Acrescentou que, "foi um desafio para, finalmente, conseguir erguer e operacionalizar o hotel", uma vez que, "como primeira experiência nos EUA, o processo de desenvolvimento e as condições foram muito duras, embora estivéssemos muito confiantes no mercado." A compra do terreno deu-se em 2009, na expectativa que em 2011 estaria tudo preparado para a abertura. "Infelizmente um incêndio acidental num dos edifícios atrasou o nosso projecto durante dois anos", disse.Fruto da recuperação de uma antiga unidade histórica da zona, o 'The Miljean Hotel', o novo hotel vem na sequência de anteriores projectos desenvolvidos em outros edifícios e patrimónios históricos, como fez questão de frisar o empresário, "na Europa e na América do Sul, que deram ao Grupo Pestana a capacidade e a competência para trabalhar este projecto e, possivelmente, outros no futuro", deixou a ideia. Certo é no dia que celebrou 61 anos de idade, Dionísio Pestana garantiu que Nova Iorque é uma "prioridade" na expansão continental.Nos seus 40 anos celebrados em 2012, o Grupo Pestana "vivenciou muitos ciclos económicos voláteis", realçou, "mas continuamos a crescer, a investir e a gerir o nosso negócio de forma sustentável". Aliás, reforçou, no ano passado "inauguramos três novos hotéis e esperamos abrir mais quatro este ano, aumentando a nossa capacidade para mais de 10 mil quartos". Hoje, são 96 hotéis em 13 países e quatro continentes, tendo aberto recentemente as unidades de Berlim e Londres. "A nossa estratégia passa por diversificar para outras capitais europeias, bem como na América do Sul".Após destacar as origens portuguesas onde o grupo hoteleiro mantém a sede, reforçando que "a viagem para chegar tão longe é construída todos os dias, com paixão e entusiasmo, iniciativa e trabalho de grupo, ao mesmo tempo que procuramos levar os nossos resultados para o próximo nível", Dionísio Pestana assegurou que o compromisso para com as "necessidades e expectativas" dos clientes é que tem "impulsionado" este crescimento.No final, palavras de agradecimento a todos os que contribuíram para o projecto, Dionísio Pestana salientou as origens madeirenses do Grupo, fundado nesta ilha em 1972. "Sabiam que muitos dos grandes líderes americanos apreciavam beber o famoso vinho da Madeira?", questionou e fez a resenha histórica: "E o Vinho Madeira foi bebido para celebrar muitos eventos na história americana. A mais antiga referência de expedição registada na Madeira foi um barril de Vinho Madeira enviada para George Washington, em 1759 (1.º presidente dos EUA). Consciente da fama do Vinho Madeira, Benjamin Franklin (outro histórico da independência) visitou a ilha da Madeira em 1763." E ainda citou a autobiografia de John Adams (o primeiro vice-presidente e 2.º presidente), que bebeu rapidamente o vinho Madeira não viu qualquer inconveniente nisso, e Thomas Jefferson (o 3.º presidente), que em 1786, durante uma estadia em Paris, pediu para que fosse embarcado um barril de Vinho Madeira, reconhecendo a qualidade do produto. Aliás, como bem lembrou, a assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos, em 1776, foi brindada com Vinho Madeira.Nem a propósito, a escolha de uma reserva especial de 20 anos para comemorar a histórica data para o grupo hoteleiro que lidera, convidando os presentes a brindar, com "gratidão e orgulho", a data memorável de 8 de Abril de 2013.CaracterísticasO Pestana South Beach Art Deco Hotel é "um boutique hotel em Miami no estilo Art Deco, os seus 4 edifícios estão classificados pelo Historical Preservation Board", conta o grupo na sua página online."O hotel oferece 97 quartos e suites, além de 2 luxuosos apartamentos de 2 quartos", acrescenta. "O seu charmoso pátio central com piscina, o Mermaid Bar & Bistrot, são perfeitos para descansar e aproveitar o que South Beach tem de melhor", incentiva."Poucos hotéis em Miami estão tão bem integrados nos principais pontos de lazer e negócios em Miami. A poucos minutos do hotel vai poder encontrar a Ocean Drive (promenade oceânica) e também a fantástica praia de South Beach, banhada por águas cristalinas e amenas. Por perto, pode ainda visitar o Miami Beach Convention Center, o Miami Beach Golf Club e Lincoln Road, um verdadeiro centro comercial ao ar livre, com uma impressionante oferta de restaurantes e lojas."Nota ainda para o facto de Miami ser "uma cidade cosmopolita, glamourosa, cheia de vida e animação, além de ser o centro financeiro da América Latina".Acrescentando: " South Beach é hoje o coração cultural de Miami, onde irá encontrar as praias mais famosas, a vida nocturna mais badalada e as melhores lojas e restaurantes, além do Art Deco Historial District."