Governo quer cativar turistas alemães para os segmentos da saúde e bem-estar
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse hoje em Berlim que Portugal pretende trocar experiências com a Alemanha na área do ensino dual de hotelaria e também cativar turistas alemães para o segmento da saúde e bem-estar.
O anúncio foi feito após um encontro com o seu homólogo alemão, Ernst Burgbacher, durante o lançamento da Feira Internacional de Turismo de Berlim, que teve início hoje e decorrerá até dia 10 de março. Em declarações à Lusa, Adolfo Mesquita Nunes disse que o intuito do encontro com o secretário de Estado do Turismo alemão foi a criação "de pontes que permitam que o mercado alemão procure Portugal nas áreas do turismo de saúde e de bem-estar", assim como a troca de experiências relativamente ao sistema dual existente no ensino de hotelaria em Portugal.
"É um objetivo do governo estabelecer contactos com a Alemanha nestas três áreas, de forma a potenciar ainda mais a vinda de turistas alemães a Portugal", disse o governante português.
Por outro lado, o secretário de Estado explicou que o mercado alemão é muito importante, pois trata-se do "maior mercado emissor de turistas" e é necessário "potencializar a oferta em áreas como o turismo de aventura, cultural, saúde", entre outras, de "forma a cativar mais turistas alemães". Contudo, Adolfo Mesquita Nunes deixou claro que a presença portuguesa no certame berlinense não tem apenas o intuito de "consolidar operações no mercado alemão e europeu, mas também fortalecer o turismo português em países emergentes". "O objetivo é vender Portugal, seja através da consolidação em mercados como o Reino Unido, Alemanha e Espanha, como no fortalecimento em mercados emergentes", referiu o secretário de Estado, salientando que Portugal "não vai abandonar os mercados consolidados para apostar apenas nos emergentes, pois essa seria uma estratégia errada".
Relativamente aos efeitos que a crise que Portugal atravessa possa ter no mercado alemão, Adolfo Mesquita Nunes diz que não está prevista nenhuma campanha para melhorar a imagem do país, pois "Portugal não tem nenhum problema de imagem na Alemanha". A Feira Internacional de Turismo de Berlim conta nesta edição com a presença de 55 expositores portugueses, estando representadas sete regiões do país e empresas das áreas da hotelaria, companhias aéreas, agências de recetivo, entre outras. No total, o certame que decorre de hoje até ao próximo dia 10 de março, terá a participação de cerca de 10 mil empresas ligadas ao turismo que representam 188 países. Segundo a organização, a última edição de 2012 foi visitada por mais de 170 mil pessoas.