Turismo

Porto do Funchal premiado na feira de Miami

Alexandra Mendonça diz que o prémio releva a qualidade dos serviços prestados

O Porto do Funchal foi distinguido com o prémio 'Most Innovative Destination', no decorrer da 'Seatrade of Miami', a maior feira mundial do sector de cruzeiros que decorreu durante esta semana naquela cidade norte-americana.A distinção - a primeira atribuída ao Porto do Funchal nesta categoria - foi atribuída pela revista inglesa 'Cruise Insight', em função de uma votação efectuada pelos turistas de cruzeiro ao longo do ano de 2012.A presidente da Administração de Portos da Madeira (APRAM), Alexandra Mendonça, que marcou presença na referida feira e a quem foi entregue o galardão, considera que esta distinção resulta "do bom trabalho" que vem sendo feito a este nível, nomeadamente em termos de "criatividade e variedade de excursões, da excelência e da qualidade na performance dos serviços" oferecidos aos turistas, no qual, sublinha, "os agentes de navegação, agências de viagens e as guias têm um papel muito importante".Alexandra Mendonça expressa que a atribuição do prémio tem, igualmente, muito a ver com as condições que a Gare Marítima da Madeira oferece aos turistas, nomeadamente com "o facto de ser um edifício muito bom e muito operacional, que oferece facilidades e qualidade na prestação dos serviços aos turistas", algo que, admite, nada tem a ver com aquilo que antes era disponibilizado a quem nos visitava.A "criatividade" que o Porto do Funchal tem revelado em termos de gestão e de adaptabilidade em face dos navios que chegam e da quantidade de passageiros que desembarcam, é outro aspecto que, de acordo com Alexandra Mendonça, está vincado neste galardão.Promoção do novo caisA presidente da APRAM faz um balanço bastante positivo desta participação na 'Seatrade of Miami', não só pela distinção atribuída ao Porto do Funchal, mas também pelos contactos efectuados com armadores, o que permitiu promover não só as actuais infra-estruturas, mas também o novo cais acostável que vai nascer no Funchal."Tivemos várias reuniões com armadores, para preparar o futuro e, também, para começar a promover o novo cais, porque embora a obra ainda não tenha começado, é fundamental avançar, desde já, com os primeiros contactos para divulgação", vincou Alexandra Mendonça.Esta divulgação atempada, acrescenta a presidente da APRAM, é tão mais importante  atendendo  a que "cada vez há mais portos turísticos e destinos", além de que, associada à crise internacional, começa a ganhar cada vez mais importância "o problema do combustível, que está cada vez mais caro".No caso da Madeira, vinca Alexandra Mendonça, essa questão ganha ainda maior importância, atendendo a que porto do Funchal "não está muito próximo de outros", à excepção das Canárias. Por outro lado, os armadores "preferem portos muitos juntos, como é o caso do Mediterrâneo, para gastarem menos combustível", pelo que, alerta, "é fundamental gerir todas as oportunidades".