Grupo Pestana lança segundo Relatório de Sustentabilidade
'Pestana' faz do desenvolvimento sustentável uma das suas prioridades estratégicas
No ano em que comemora os 40 anos e a abertura de várias unidades, "o Grupo Pestana orgulha-se de ter agora uma Organização mais comprometida com o Desenvolvimento Sustentável".
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade que analisa as unidades Pestana em todo o mundo, "o Grupo implementou e consolidou as políticas ambientais, sociais e económicas a que se tinha proposto no início do programa, em 2009, assim como criou valor para as comunidades e culturas locais, colaboradores e clientes", refere em nota enviada aos 'media'.
Dos dados recolhidos neste 2º Relatório, o Grupo cumpriu 32 dos 35 pontos a que se tinha comprometido, nas mais diversas áreas, como qualidade de serviço, responsabilidade social corporativa, segurança, saúde e higiene no trabalho, segurança alimentar, comunicação e ambiente. Só em 2011, poupou mais de 4% do total de energia e de água nos hotéis e reduziu mais 5% do consumo de energia nas Pousadas de Portugal. Números conseguidos com a nomeação de Embaixadores de Sustentabilidade em todas as unidades em Portugal, assim como o empenho de todas as equipas em todo o mundo.
Paralelamente, o Grupo Pestana criou um Código de Ética que pretende orientar a atuação dos colaboradores e o relacionamento com os fornecedores, privilegiando os parceiros locais em qualquer uma das cidades onde o Grupo está presente, desde que estes respeitem de forma clara os direitos humanos e o planeta. Outro grande objetivo é a divulgação da história e cultura portuguesa através da rede das Pousadas de Portugal.
Ao mesmo tempo, o Grupo reforçou a ligação às comunidades onde está inserido, com vários tipos de apoio como Voluntariado, Angariação de fundos, Apoio à população, Recolha de bens e Recuperação em situações de calamidade, como por exemplo a participação na campanha 'Este ano vá de férias à Madeira', cujo principal objectivo foi apoiar as vítimas do temporal de 2010.
A contribuição total do Grupo para instituições sociais ascendeu em 2010 e 2011 a cerca de 1.100.000€, 84.000€ dos quais através da campanha 'Obrigado por Ajudar', em vigor em todos os hotéis em Portugal.
Para Luís Araújo, administrador responsável pela área da Sustentabilidade no Grupo Pestana, “este relatório demonstra a consolidação do programa 'Planet Guest' como base de atuação do Grupo Pestana na área da sustentabilidade". "Constitui um cenário daquilo que foi feito em 2010 e 2011 mas sobretudo uma demonstração do empenho que os mais de 7.000 colaboradores do Grupo colocaram e colocam no seu dia a dia na implementação destas práticas. É este compromisso permanente que nos permite estar confiantes no cumprimento dos exigentes objetivos colocados para o futuro", adianta.
Os resultados deste segundo relatório podem ainda ser consultados em http://www.planetguest.com, um microsite especialmente criado para o efeito.