Governo brasileiro espera redução de preços de voos para Mundial de futebol
As companhias aéreas vão ter 15 dias para apresentar um plano de voos ao governo brasileiro para o Campeonato Mundial de futebol de 2014, um aumento de oferta que Brasília espera que reduza os preços.
Em comunicado divulgado hoje em Portugal, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) explicou que decorreu no final de outubro uma reunião com as companhias aéreas, na sequência da qual ficou definido que, depois do sorteio de grupos a 06 de dezembro, vão ter 15 dias para apresentar um plano de voos disponíveis para o período de jogos.
O plano vai ser, então, analisado pelo governo e será de seguida aberta a comercialização das rotas, referindo a Embratur que "com a ampliação da oferta, há a possibilidade de redução dos preços atualmente praticados para os voos domésticos entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014".
Em outubro, o presidente da Embratur, Flávio Dino, já havia proposto criar um teto máximo para os valores praticados pelas companhias aéreas durante o Campeonato Mundial de futebol, tendo a Folha de S. Paulo noticiado que os bilhetes para as cidades que vão receber jogos estavam até 10 vezes mais caros do que o normal.
"De acordo com Dino, a intenção do governo é disponibilizar o maior número possível de informações e opções aos turistas e empresas, visando facilitar a compra das suas passagens. Com o aumento da oferta de voos, espera-se uma redução dos preços, tornando o turismo brasileiro mais competitivo", refere o documento hoje.
O presidente da Embratur acrescentou que o objetivo "não é tornar o Brasil um destino caro, mas sim um destino acolhedor, moderno, realizador de grandes eventos".