Turismo

Unidades do Grupo Pestana nomeadas para os Prémios Construir

Em votação nas categorias Melhor Projecto Privado, Prémio Reabilitação e Melhor Empreendimento Turístico

A Cidadela de Cascais e o Pestana Tróia Eco-resort estão na corrida aos Prémios Construir.

Os dois projectos do Grupo Pestana, inaugurados em 2012, estão nomeados em várias categorias. Enquanto a Cidadela de Cascais está a votação para o Prémio Reabilitação e Melhor Projecto Privado e Melhor Empreendimento Turístico, o Pestana Tróia Eco-Resort está indicado para Melhor Empreendimento Turístico.

Inaugurada em Abril de 2012, a Cidadela de Cascais vem dar continuidade ao trabalho de recuperação de património histórico iniciado pelo Grupo Pestana. O projecto tem assinatura do arquitecto Gonçalo Byrne, em co-autoria com outros dois arquitectos: João Góis e David Sinclair.

Além da Pousada de Cascais Cidadela Historic Hotel, um The Leading Hotels of the World, o projecto inclui várias estruturas de lazer públicas, como o restaurante 'Taberna da Praça', várias lojas e espaços para eventos empresariais e sociais.

Os edifícios foram restaurados de forma a preservar a herança histórica, num projecto de arquitetura moderno e cheio de luz, com espaços amplos e arejados. O projecto foi pensado para devolver à Cidadela e à vila de Cascais o brilho cultural de um local que já foi residência de férias da família real portuguesa e ponto estratégico da defesa nacional.

Também a poucos metros do mar, com dois quilómetro de frente de praia protegida, nasceu o Pestana Tróia Eco-Resort & Residences. Um projecto de imobiliário turístico a ser desenvolvido em dez anos e várias fases. Situado na zona mais preservada da Península de Tróia, o condomínio privado tem uma área total de cem hectares de terreno, construído de maneira a minimizar o impacto ambiental tendo como base um sistema sustentável, de elevada qualidade e durabilidade. Além das townhouses e moradias, o resort inclui ainda um hotel de apartamentos e uma ampla oferta de equipamentos de lazer e desporto como um ginásio e spa, club house com piscina interior e exterior, sala de jogos e leitura, clube para crianças, parque aventura, cortes de ténis, campos de jogos multiusos, restaurante, bar e apoio de praia.

Nesta segunda fase, as moradias têm assinatura dos arquitectos Miguel Passos de Almeida, Rui Pinto Gonçalves e Gonçalo Salazar de Sousa, que assinam também as moradias desde o início juntamente com Metapolis, João de Almeida - Pedro Ferreira Pinto Arquitectos e Associados, OpenBook, RRCRS Arquitectos, assim como a Modular System, responsável pela construção das townhouses.