Festival Nacional de Gastronomia abre na sexta-feira em Santarém
A culinária mediterrânica vai estar em destaque no 33.º Festival Nacional de Gastronomia que na sexta-feira abre portas na Casa do Campino, em Santarém, com uma forte aposta nos pratos de peixe e nos produtos nacionais.
"A cozinha mediterrânica será a rainha deste festival que vai ter muitas demonstrações de cozinha com chefes de renome, culinária para crianças e degustações", disse à Lusa António Valente, presidente da empresa municipal "Viver Santarém", organizadora Festival Nacional de Gastronomia.
Com direito a espaço próprio, nos claustros da Casa do Campino, a aposta na gastronomia mediterrânica estará patente em todo o festival com os 13 restaurantes presentes a apresentarem nas ementas mais pratos de peixe.
"Num país com esta dimensão de costa e com a qualidade que peixes que temos era imperioso, dentro da dieta mediterrânica, valorizar o nosso pescado", sublinhou o mesmo responsável.
Este ano subordinado ao tema "O país à sua mesa", o festival retoma, depois de dois anos de interregno, os almoços e jantares temáticos dedicados a cada uma das cinco regiões de turismo do país e servidos por alunos do curso de hotelaria da Escola Profissional do Vale do Tejo.
O dia 25, data da inauguração, será dedicado à Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, seguindo-se a Região Centro (26 de outubro), Região do Algarve (27), Região de Lisboa (01 de novembro) e região Norte e Porto (02 de novembro).
Outra das novidades desta edição prende-se com a criação do "Espaço de Negócios", numa antiga cavalariça contígua à Casa do Campino, onde será também prestado um serviço de apoio a encontros e reuniões de negócios em que participem patrocinadores, fornecedores, autarcas, quadros das regiões de turismo, entre outros.
Um espaço comercial - com doces, salgados, vinhos e azeites de vários pontos do país -, uma área de artesanato e um vasto programa de animação são outros dos atrativos com que a organização estima aumentar em cerca de 30% o número de visitantes do certame que o ano passado atraiu cerca de 80 mil pessoas.
O festival decorre na Casa do Campino, em Santarém, entre 25 de outubro e 03 de novembro e as entradas têm o custo de dois euros.