Turismo

Défice de notoriedade é desafio para turismo português

O secretário de Estado do Turismo disse hoje  que o défice de notoriedade do destino Portugal é um dos maiores desafios  para o setor e defendeu maior articulação com outras áreas de atividade  económica.

"É um trabalho que não se faz só com campanhas de turismo e de um ano  para o outro, mas é um trabalho de estratégia com outras áreas de atividade",  afirmou Adolfo Mesquita Nunes, à margem da sessão de abertura do 25.º Congresso  Nacional de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Albufeira.

Aquele responsável explicou que o Governo está a promover um trabalho  de concertação no sentido de diminuir esse défice de notoriedade, que mesmo  assim não impediu o país de ter tido um ano "extraordinário" a nível turístico.

Segundo Adolfo Mesquita Nunes, o turismo é apenas uma das vertentes  para combater o défice de notoriedade do país, exemplificando o caso de  Espanha, cuja imagem é "vendida" também através de realizadores de cinema,  atores, jogadores de futebol ou a família real.

"Falta articulação entre o turismo e outras áreas de exportação da nossa  economia", acrescentou, apontando o vinho, o setor agroalimentar e a cultura  como exemplos.

Durante o seu discurso, o governante falou ainda do problema da concorrência  desleal que acontece no setor do alojamento, considerando que existe um  fenómeno social de aceitação do alojamento paralelo, apesar de violar o  princípio da concorrência.

À margem da abertura do congresso, disse aos jornalistas que o Governo  está a trabalhar para rever a classificação de alojamentos e que até ao  final do ano poderá ficar definido.

O 25.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo do Algarve decorre  até terça-feira num hotel de Albufeira.