Universidade da Madeira quer captar fundos europeus para criar polo de turismo
A Universidade da Madeira está a tentar captar fundos comunitários para criar um polo de referência para o turismo, avançando com uma pós-graduação no próximo ano, disse hoje o vice-reitor da instituição.
José Manuel Baptista falava após reuniões que manteve hoje no Parlamento Europeu, nas quais participaram o secretário regional da Educação da Madeira, Jaime Freitas, aproveitando a realização do evento "Madeira espera por si" ("Madeira Awaits You"), promovido durante três dias com o objetivo de divulgar as potencialidades desta região como destino turístico junto dos deputados em Bruxelas.
O responsável da academia da Madeira salientou que os vários contactos estabelecidos visaram "perceber melhor os mecanismos disponíveis para a investigação e educação, juntar apoio, trabalhar em rede com instituições internacionais".
"Um dos nossos objetivos na universidade é efetivamente a implementação de um polo de referência para o turismo", disse José Manuel Baptista, adiantando que o projeto mais imediato passa pela criação de uma pós-graduação em turismo, podendo a longo prazo criar-se uma cátedra.
O responsável da universidade referiu que houve oportunidade, nestes encontros, de "demonstrar, explicar e dar o nome da universidade, as suas valências, corpos de investigação e também procurar vir a estabelecer contactos e colaborações para que em rede possa atingir melhor os seus objetivos".
Por seu turno, Jaime Freitas salientou a importância da "conjugação de esforços" para atingir as metas traçadas no Plano Integrado de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Madeira, que aponta o aumento dos investigadores de 380 para 1.000.
O governante considerou que a investigação é "fundamental" no turismo, a mais importante atividade económica da Madeira.
"Nesta altura era interessante e útil pensar o turismo com outras vertentes, alguma capacidade de previsão para poder potenciar a Madeira como destino turístico", argumentou, sublinhando a importância de aproveitar estar deslocação a Bruxelas "para aprofundar o conhecimento de todas as estruturas de caráter financeiro, dos instrumentos que a União Europeia coloca ao dispor para poder financiar essas atividades de investigação".
O evento "Madeira espera por si" foi promovido pelo eurodeputado madeirense, Nuno Teixeira, em colaboração com a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, numa primeira iniciativa realizada no Parlamento Europeu para divulgar as potencialidades turísticas do arquipélago.