Madeira quer captar investimentos dos Emirados Árabes Unidos
A secretária da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira reuniu-se hoje, em Bruxelas (Bélgica), com a ministra da Cooperação Internacional e Desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos, com quem abordou "várias áreas possíveis de investimento" que a região quer cultivar.
O encontro aconteceu no âmbito do evento "Madeira espera por si", que decorre no Parlamento Europeu até quinta-feira, organizado em parceria com o eurodeputado Nuno Teixeira com o objetivo de divulgar as potencialidades deste arquipélago,
A ministra dos Emirados Árabes Unidos Lubna Bint Khalid Al Qasimi marcou presença na iniciativa.
"Há aqui várias áreas possíveis de desenvolvimento que têm de ir sendo cultivadas a partir deste momento", sublinhou a responsável do executivo madeirense após a reunião com a ministra dos Emirados Árabes, que visou também "potenciar uma visita pessoal à Madeira".
Conceição Estudante realçou que o encontro foi um "primeiro momento e uma oportunidade que se criou e correu melhor do que [se estava] à espera".
A governante destacou o interesse da Madeira neste contacto com os Emirados Árabes Unidos, "uma economia em grande expansão" e com "uma grande capacidade de investimento".
A responsável madeirense considerou ser possível a partir de agora "discutir opções e cenários de investimento na região, e também na área dos transportes, uma vez que a linha dos Emirados é importante no contexto da aviação, já voa diretamente para Lisboa do Dubai".
Sobre o evento que decorre no Parlamento Europeu, Conceição Estudante declarou que "correu muito bem" e permitiu estabelecer "sinergias com várias entidades".
Também o eurodeputado madeirense Nuno Teixeira fez um balanço positivo da iniciativa, a primeira ação de divulgação da Madeira no Parlamento Europeu, afirmando que se "salda por um assinalável sucesso".
Segundo o responsável, as "centenas de pessoas" que passaram pelo espaço tiveram "um cheirinho do que a Madeira tem para oferecer", desde as flores ao vinho, passando pelas iguarias da gastronomia.
Nuno Teixeira fez questão de "desmistificar" a ideia sobre o despesismo deste tipo de ações, sustentando que tem um "efeito multiplicador" em termos de promoção e divulgação da Madeira no Parlamento Europeu.
O eurodeputado apontou que a delegação de 80 pessoas que se deslocou a Bruxelas incluiu empresários, responsáveis do Governo Regional e da Universidade da Madeira que mantiveram contactos que podem potenciar "novas oportunidades" de parcerias e eventos, tão importantes numa "altura de dificuldades financeiras".
Como exemplo, indicou o facto de uma deputada da Lituânia que apreciou as flores da Madeira ter pedido para tirar fotos para usar na sua campanha em maio.
Outro caso é o de uma empresa canadiana (Bombardier) que poderá realizar um "evento mundial na área da náutica de recreio" na região, além de "estar à procura de um espaço para testar os seus equipamentos", tendo Nuno Teixeira mencionado que uma área junto do aeroporto da Madeira é uma das possibilidades.