Turismo

Porto investe cada vez mais na promoção do turismo pela Internet

A promoção do turismo no Porto é feita cada vez mais através de campanhas na Internet, mas no Reino Unido é importante o contacto com operadores e imprensa, afirmou a diretora-executiva da Associação de Turismo da cidade, Helena Gonçalves.

Nos últimos anos, disse à agência Lusa, à margem de uma ação na embaixada de Portugal no Reino Unido, em Londres, tem aumentado o investimento na publicidade e canais digitais, estando uma pessoa dedicada em permanência à dinamização das redes sociais.

A Associação de Turismo do Porto reformulou também o próprio portal  no ano passado, deixando de ser demasiado institucional para passar a ser "mais atrativo, com ofertas especiais e informação sobre alojamento", disse a responsável.

Porém, continua a considerar importante as ações de "comunicação mais direta" com os operadores turísticos e imprensa britânica, quinto mais importante mercado emissor de turistas para a cidade.

"É por isso que continuamos a fazer este tipo de ações duas a três vezes por ano e marcamos presença nas feiras", disse Helena Gonçalves.

Têm também, em parceria com a companhia aérea TAP Air Portugal, realizado visitas de agentes e jornalistas à cidade e região norte, o que tem resultado numa maior visibilidade.

"O Porto ter sido incluído na lista dos 46 locais a visitar em 2013 pelo New York Times, eleito pela [editora de guias de viagens] Lonely Planet como o melhor destino de férias europeu é um resultado desse trabalho e atrai mais turistas", congratulou-se.

O diretor geral da transportadora no Reino Unido, Rui Lemos, confirmou esta informação com dados sobre o tráfego entre Londres e o Porto, que de janeiro até setembro deste ano cresceu 20 por cento, mais do que os 14 por cento de aumento registados no cômputo dos voos entre o Reino Unido e Portugal.  Atualmente, a TAP opera 77 voos entre os dois países, a partir dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick e o de Manchester para Lisboa, Porto e Funchal.