Empresas de turismo apostam cada vez mais em actividades ligadas à natureza
A grande diversidade de habitats em Portugal está a ser cada vez mais aproveitada por empresas de turismo que oferecem pacotes com actividades ligadas à natureza, disse à Lusa um responsável do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Segundo João Carlos Farinha, responsável pela Divisão da Valorização de Áreas Classificadas do ICNF, as boas condições de Portugal para o turismo natureza, pela dimensão do país e diversidade de habitats, está a levar as empresas a apostar em várias actividades, entre as quais a observação de aves ou golfinhos, aos passeios pedestres ou de caiaque.
"Portugal tem esta vantagem, sendo um país pequeno, tem grande diversidade de habitats e as pessoas estão interessadas em ver rapidamente várias coisas", principalmente os estrangeiros, que podem estar perto de um estuário, e de seguida no meio do Alentejo ou no Algarve, salientou João Carlos Farinha.
"As empresas são hoje muito polivalentes e juntam, por exemplo, a observação de aves com passeios pedestres ou de bicicleta, ou canoagem e elaboram pacotes", acrescentou, dando o exemplo do Alentejo, "uma zona muito forte de apetência a nível internacional para observação de aves" pois tem pássaros que normalmente não são vistos nos países do norte. O mesmo acontece no Algarve.
O responsável pela Divisão da Valorização de Áreas Classificadas do ICNF falava à agência Lusa a propósito da ObservaNatura, uma feira de turismo de natureza que se realiza em Setúbal, no sábado e domingo.
O objetivo é ser uma oportunidade de apresentar a todos as alternativas já existentes para conhecer os recursos naturais em Portugal e de reunir as empresas, câmaras municipais e associações para promover os serviços e trocar informações.
"Tentamos que as empresas promovam as suas actividades, e as associações e organismos públicos também têm o seu espaço, [de modo a reunir] todos os que têm a ver com usufruto da natureza da melhor maneira", realçou João Carlos Farinha.
Embora mais vocacionada para a actividade de observação de aves, a ObservaNatura acaba por focar outros temas do turismo natureza e nos 40 a 45 stands, a que se juntam algumas carrinhas, estão representantes actividades tão diversas como passeios de barco, caiaque, bicicleta ou de charrete.