Savoy em defesa do ambiente
O Savoy Resort Madeira passou a ser, a partir deste mês, sócio patrocinador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.
A unidade hoteçeira salienta que "esta Associação, primeira ONG para o Ambiente nascida na Madeira, tem tido um papel fundamental na recuperação do coberto vegetal nas zonas mais elevadas do Parque Ecológico do Funchal".Um trabalho que começou em 2001, com a plantação de espécies botânicas endémicas e indígenas numa das vertentes do topo do Pico do Areeiro, com o objectivo de aí criar um oásis num deserto de montanha, que servisse também de foco difusor para as áreas vizinhas.
O Savoy lembra que no final de 2005 a Associação adquiriu um terreno adjacente ao Parque Ecológico do Funchal, onde criou o Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, fazendo aí um trabalho de remoção de espécies invasoras e de restauração do coberto vegetal original apenas com espécies autóctones.
Contudo, os incêndios de Agosto de 2010 devastaram grande parte da vegetação do maciço central montanhoso da ilha, incluindo a quase totalidade das plantações da Associação e cerca de 90% do Parque Ecológico do Funchal.A necessidade de produção de espécies endémicas e indígenas em quantidade suficiente para garantir o trabalho posterior de recuperação das áreas queimadas, levou a Associação a criar o seu próprio viveiro no final de 2010, de onde têm saído as cerca de 6.000 plantas que em cada período de Inverno são levadas para a montanha.
Os hotéis Savoy passam deste modo a patrocinar a Associação dos Amigos do Parque Ecológico, assim apoiando um trabalho meritório em prol da cidade, dos seus habitantes e de quem nos visita. Esta colaboração prevê, entre outras acções, a colaboração directa dos hóspedes e dos funcionários do Savoy, nas actividades que se desenvolvem regularmente no terreno, uma função que, estamos certos, será bem acolhida e desempenhada por todos.