Visabeira vai gerir novo hotel no Parque de Gorongosa
O grupo português Visabeira Turismo vai iniciar em Abril a gestão de um novo hotel no Parque Nacional de Gorongosa (PNG), localizado na província de Sofala, no centro de Moçambique.
O Girassol Gorongosa Lodge & Safari, que recentemente beneficiou de obras de remodelação avaliadas em 1,8 milhões de dólares, tem capacidade para 100 hóspedes.
Em Novembro de 2011, o Ministério do Turismo de Moçambique e o Projeto de Restauração da Gorongosa entregaram a gestão do futuro hotel ao grupo Visabeira Turismo por um período de 12 anos. O vice-presidente do grupo português, Paulo Varela, citado pelo jornal "OJE-Travel e Safaris", disse que as obras de reabilitação incidiram sobre toda a infraestrutura, nomeadamente quartos, restaurante, salas de conferências e piscinas. O PNG está desde 2008 sob gestão conjunta do Governo de Moçambique com a Fundação Carr, que assegurou disponibilizar um mínimo de 1,2 milhões de dólares por ano por um período de 20 anos. O PNG conta com ecossistemas distintos, desde planícies fluviais, o lago Urema, o rio Pungué, o maciço rochoso, a floresta de Miombo, o planalto de Cheringoma, a Serra de Gorongosa. O Governo moçambicano estima que a partir do quinto ano, o PNG receba 500 mil turistas por ano com receitas avaliadas em 75 milhões de dólares. O PNG cobre uma extensão de quatro mil quilómetros quadrados.