Hotel de luxo da Hilton com marca madeirense
A empresa madeirense FN Hotelaria participou na execução do mais recente hotel de luxo do Algarve, o Conrad Algarve Hotel, do grupo Hilton, que se situa na Quinta do Lago, em Faro. Segundo o director comercial da empresa, João Abel de Freitas, este projecto representou um encaixe na ordem de 1,4 milhões de euros para a empresa e, apesar dos avanços e recuos que se registaram, constitui "um marco" na história da empresa, tendo em conta a nova perspectiva adoptada, de expansão do mercado além fronteiras.
Desde uma fase inicial no projecto do Conrad Algarve, a FN Hotelaria teve uma colaboração, em conjunto com o promotor, ao nível do desenvolvimento dos projectos e da própria solução, em termos de implantação de todos os equipamentos industriais e hoteleiros, e ajudou a definir toda a operação de comidas e bebidas.
João Abel de Freitas salienta a cozinha do restaurante 'Gusto' deste hotel, em que todo o conceito foi idealizado com o intuito de poder alcançar estrelas Michelin num futuro próximo.
A FN Hotelaria representa marcas nacionais e internacionais de referência, no que diz respeito a equipamentos industriais e hoteleiros, desde cozinhas, bares, câmaras frigoríficas, salas de preparação, pastelaria, padaria, lavandaria. Hoje em dia têm ainda uma nova componente, ligada à área de ar condicionado e ventilação, abraçando assim um leque alargado de soluções técnicas.
A empresa já tinha concorrido para um outro hotel Hilton, o Cascatas em Vilamoura, mas perderam esse projecto, embora a marca não tenha ficado satisfeita com a solução adquirida na altura. "Desde essa altura ficámos com referências dentro da própria cadeia e temos vindo a fazer os produtos hoteleiros de maior referência nos últimos anos, como as Pousadas de Portugal, em particular, desde que o grupo Pestana assumiu a exploração e gestão desse produto", referiu, frisando que realizaram também os projectos do Palácio do Freixo, Pousada de Viseu, Tavira e, este ano, acabaram o Cidadela em Cascais. Também estiveram presentes no Sheraton de Lisboa, no Aquapura Hotel, Fontana Park e Inspira Santa Marta.
A aposta no mercado externo é cada vez mais visível, mas, numa fase inicial, fizeram a hotelaria de referência regional. "Numa segunda fase, com a saída para o mercado nacional, ganhámos a aposta e tornámo-nos uma referência em toda a hotelaria de média/alta gama que se tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, a nível nacional", vincou.
Neste momento, o foco da empresa passa cada vez mais pelo mercado internacional, não descurando o mercado regional e nacional. Lá fora, neste momento, estão a executar uma obra em Cabo Verde, para o grupo Oásis Atlantic, e terminaram, há pouco tempo, a remodelação de um hotel que existe em Príncipe e o Pestana Casablanca, em Marrocos. "Não pretendemos entrar nesses mercados numa lógica de roubar o trabalho às empresas que lá existem, a nossa filosofia é poder possibilitar, de alguma forma, uma parceria com as empresas locais, eventualmente de menor dimensão, que não têm a capacidade técnica e o conhecimento para trabalhar em determinados projectos que estão a acontecer nos mercados em que eles existem", explicou.
A ligação da FN Hotelaria com o Conrad Algarve começou em meados de 2006, mas foi um processo longo em termos de negociação e estudo. O projecto teve diversos percalços, que obrigou a atrasos sucessivos na obra, até que as intervenções pararam mesmo, por causa de constrangimentos financeiros. Os contratempos obrigaram a esforços financeiros dos diversos intervenientes, inclusive da FN Hotelaria, que teve de abdicar de parte do contrato para assegurar que o projecto chegava ao fim. "Não foi fácil, mas tivemos a capacidade de chegar até ao fim, algo que outras empresas não conseguiram", frisou. No valor global, o encaixe para a FN Hotelaria foi de 1 milhão e 400 mil euros, um valor que inicialmente ultrapassava 1,5 milhões, mas houve a necessidade de fazer um reajustamento.
Segundo o chefe executivo de cozinha do Conrad Algarve, Cristiano di Martin, a gastronomia tem uma grande importância no grupo, uma vez que a cadeia de hotéis Hilton reconhece essa relevância dentro dos serviços de um hotel. Em relação ao Conrad Algarve, a variedade é muita e o trabalho árduo, no sentido de inovar e criar uma identidade que o diferencie da concorrência.
Na cozinha do Conrad Hotel, Cristiano di Martin faz questão de usar produtos locais nos pratos que realiza. "Cada Conrad faz uma ligação com a comunidade, o que, no meu caso, é através da comida", disse. "Há aqui produtos muitos bons em Portugal e no Algarve em particular e, por isso, tentamos mostrá-los nos nossos menus", explicou.
Em relação as cozinhas escolhidas e que foram equipadas pela equipa madeirense em parceria com todos os intervenientes, inclusive o chef, garantiu que os objectivos foram cumpridos. "Foram muito profissionais e fizeram questão de que todas as indicações fossem seguidas ", frisou, apontando que com os recursos disponíveis vão lutar por uma estrela Michelin.
Números
1,4Com esta obra no luxuoso Conrad Algarve Hotel, a empresa madeirense teve um encaixe financeiro de 1,4 milhões de euros.
4A FN Hotelaria equipou quatro restaurantes deste hotel, localizado na Quinta do Lago, mas também cinco bares.
9Número de funcionários da empresa que se deslocaram ao Algarve durante o equipamento do hotel.
80O Conrad Algarve também possui apartamentos para venda, com preços a rondar 1 milhão de euros.
154Número de quartos que o hotel tem disponíveis e cujos preços variam entre os 300 e os 3.000 euros.
2.300Número de equipamentos de cozinha, lavandaria e outros vendidos pela FN Hotelaria para o Conrad Algarve