Sistema usado na Madeira replicado no continente
O Governo já tem solução para retomar a ligação aérea entre Lisboa e Bragança, que deve passar pela subsidiação dos bilhetes, estando apenas dependente da aprovação de Bruxeças, disse o secretário de Estado dos Transportes. A ligação entre Trás-os-Montes e Lisboa, que se manteve ininterruptamente nos últimos 15 anos, foi interrompida no final do mês de Novembro para rever os moldes por a União Europeia não autorizar o atual modelo.
O Estado comparticipava a ligação, anualmente, com 2,5 milhões de euros.
Sérgio Monteiro explicou que a ligação "era subsidiada à rota", o que deixou de ser possível desde a construção da auto-estrada transmontana, já que a falta desta infraestrutura é que justificava aquele modelo.
"Estamos a estudar a implementação de um sistema semelhante ao que existe na Madeira, em que o subsídio é feito ao bilhete e não à rota, ou seja, o subsídio deixa de ser dado ao operador e passa a ser dado aos residentes", adiantou o secretário de Estado.
"Estávamos a subsidiar os que voavam e os que não voavam. A taxa de ocupação era abaixo de 50% e estávamos a pagar pela rota mesmo que ninguém aproveitasse", acrescentou.
A solução está a ser ultimada com a Comissão Europeia e "quando houver luz verde qualquer operador que esteja credenciado" pode fazer a ligação.