Portugal deve apostar na Cultura para promoção turística externa
O barómetro internacional realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) sobre a imagem de Portugal em termos turísticos revelou hoje que quase 30% dos inquiridos recomendam a aposta na cultura para promoção externa.
De acordo com o inquérito feito a 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo provenientes de 30 países, 27% das respostas indicam que Portugal devia apostar na Cultura para se promover internacionalmente, enquanto 18% sugerem que haja um enfoque na boa relação qualidade-preço no país, seguindo-se 13% na História, abaixo da qual surge Sol & Mar.
"Creio que o estudo mostra acima de tudo que a consistência do trabalho feito por Portugal tem vindo a consolidar a nossa imagem no exterior como imagem de um destino de qualidade, atrativo e o estudo pelo segundo ano consecutivo revela e até aumenta essa perceção", afirmou aos jornalistas o presidente do IPDT, Jorge Costa.
A maior parte dos inquiridos classificou Portugal como um destino turístico atrativo (66% atribuíram notas acima de oito, numa escala até 10), mas referiram que as campanhas externas do país se encontram entre o "mediano" e o "bom" (56% atribuíram notas de cinco a sete). "A imagem que continuam a ter no exterior é Sol e Mar, o que é bom, porque é o nosso produto central que deve ser sofisticado até", explicou Jorge Costa. Para o presidente do IPDT, baixar preços na atual conjuntura "não é a melhor estratégia", que deveria ser substituída por uma lógica de "diferenciação".