Galos de Barcelos são 'Óscares' em festival internacional de turismo
Galos de Barcelos feitos por artesãos locais são os 'Óscares' do Festival Internacional de Filmes de Turismo (Art&Tur), cuja quinta edição decorrerá de 24 a 27 de Outubro, naquela cidade, com um total de 360 filmes, informou hoje fonte municipal.
Este ano, o país convidado será o Paraguai, pelo que a organização decidiu distinguir o melhor filme ibero-americano com a "galinha picha'i", uma peça em barro feita por artesãos daquele país e também conhecida por "galinha da sorte".
Este ano, o Art&Tur conta com um número recorde de filmes, promocionais de 28 países. Para além de premiar os melhores filmes a nível mundial em diversas temáticas do turismo, o ART&TUR distingue produções audiovisuais cuja mensagem transmite os valores da biodiversidade, vida humana e jovens talentos, estando os respetivos prémios associados, respetivamente, aos nomes de Charles Darwin, Aristides de Sousa Mendes e Júlio Verne.
A organização é da Associação Portuguesa de Turismologia, com o patrocínio da Câmara de Barcelos, que subsidia o evento com 60 mil euros.
O Art&Tur faz parte do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), que integra 14 festivais e que, anualmente, realiza o Festival dos Festivais, em Viena.