Turismo

OE prevê ajudas à Madeira na captação de turistas

A promoção externa de Portugal é uma prioridade  para  o Governo da República. O propósito consta do Relatório do Orçamento de Estado (OE) para 2013, no qual o executivo assume facilitar a comercialização da oferta nos mercados emissores, nomeadamente através de "campanhas conjuntas com operadores turísticos e companhias aéreas estrangeiras, particularmente importantes para os destinos Algarve e Madeira".

A este nível há ainda a garantia de manter o Initiative.pt, programa de captação de ligações aéreas, com o objectivo de "promover o aumento das acessibilidades aéreas aos principais mercados emissores e de contrariar a tendência de sazonalidade".

O compromisso do governo assenta igualmente no desenvolvimento de "campanhas de promoção com as empresas nacionais", com o intuito de beneficiar os destinos regionais menos dependentes dos circuitos de distribuição tradicionais.

O OE aponta também para o reforço da comunicação através do lançamento de "um novo portal do turismo que permitirá promover e divulgar os destinos, e dará acessibilidade a plataformas de reservas de venda online".

Assume o governo que o apoio financeiro continua a ser uma prioridade em 2013. "Serão desenvolvidos diversos instrumentos e programas para consolidar a estrutura financeira das empresas.

Um novo modelo de organização regional do turismo, com o intuito de garantir "maior eficácia às entidades gestoras e também de racionalizar os custos" e os "novos sistemas de controlo do jogo e da respectiva receita" são outros propósitos assumidos.

Em 2013 o Governo promete continuar a desenvolver programas que promovam a competitividade do turismo. Destaque para a dinamização do turismo residencial, "fundamental não só para o sector do turismo propriamente dito, mas também para a revitalização de outras actividades económicas". E ainda para a revitalização do Algarve "com o objectivo de recuperar os fluxos turísticos fora da época alta, através dos produtos Turismo Residencial e Turismo de Saúde, relevantes para a captação do segmento sénior".