Sabores da Madeira vão ao Festival Nacional de Gastronomia
O Festival Nacional de Gastronomia vai decorrer de 26 de Outubro a 4 de Novembro, em Santarém, numa versão reduzida em relação às anteriores perante a necessidade de diminuir custos.
Este ano sem os almoços regionais servidos no Salão da Casa do Campino por restaurantes escolhidos pelas regiões de turismo participantes, o festival vai acontecer nas tasquinhas (com petiscos das várias regiões do país), nas degustações e nas demonstrações culinárias. Um festival com sabores de várias zonas do País, com a Madeira a estar em destaque a 30 de Outubro.
Ao longo dos 10 dias serão dados a degustar produtos como carnes qualificadas (barrosã, arouquesa e mirandesa), ostras, mariscos e peixes, azeites qualificados, queijos qualificados (Terrincho, Serra, Castelo Branco, Azeitão e Serpa), arroz carolino, doçaria tradicional, cerveja, conservas de peixe portuguesas e frutas e compotas.
Sob o lema "Todos os Sabores de Portugal", o festival terá patentes mostras e vendas de queijos, enchidos e doçaria (tradicional e conventual), bem como de artesanato, e servirá de palco a demonstrações culinárias pelas Equipas Olímpicas de Culinária. O IV Congresso de Sopas e Petiscos e colóquios sobre a dieta mediterrânica e da Associação de Hotelaria e Restaurantes de Portugal são outras iniciativas programadas.
Seguindo a tradição de levar ao festival a cozinha de um país convidado, a organização (Câmara Municipal de Santarém e Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo) convidou a região espanhola da Galiza a fazer-se representar.
O custo de entrada no festival desceu este ano dos 2,5 euros para os dois euros.