Vendas de vinho Madeira sobem quase 18%
O mercado global do vinho generoso produzido na Madeira, no primeiro semestre de 2012, representou um aumento nas vendas comunitárias de mais 17,9%, valendo já 5,3 milhões de euros.
De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística, os franceses compraram 42% do total das vendas, mas pagam apenas 20% do valor total das receitas, representando o mercado europeu 49% das vendas, quando comparado com o período homólogo.
Os franceses podem comprar mais litros de vinho, mas pagam em média menos (cerca de três euros por litro), quando comparados com os ingleses que são os que pagam mais por litro (cinco euros), sendo este mercado considerado pelas autoridades regionais como o mais tradicional.
Já os belgas, que aumentaram em 13% os litros comprados, pagam em média quatro euros por litro.
O total do país - Açores, Madeira e Portugal continental - representa 21% das vendas do vinho no mercado. Fora da União Europeia, os Estados Unidos valem 11,6% do mercado, enquanto que o Japão já representa 12%, tendo sido o mercado que mais aumentou, com 36,5%, quando comparado com igual período do ano passado.
Ainda que as exportações tenham subido 12% no total, a rentabilidade subiu apenas 7,7%.
O mercado interno está a cair, com as vendas a descerem 5,1%, com destaque para os madeirenses que compraram menos 4,4% do que em igual período de 2011.
O volume de negócios representou 10,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2012.