Madeira

Paulo Neves pede maior atenção às empresas exportadoras

None

O deputado eleito pelo PSD-Madeira à Assembleia da República, Paulo Neves, perante o Ministro dos Negócios Estrangeiros, pediu ao Governo uma política de apoio às exportações mais eficiente, dando o exemplo da falta de financiamento às empresas exportadoras.

“O ano passado foi concedido menos 5% de crédito às empresas exportadoras e estamos a níveis de 2010”, lamentou Paulo Neves, acrescentando que “as empresas exportadoras estão descapitalizadas, o que lhes dificulta o acesso ao crédito”, uma matéria que tem de merecer, na sua opinião, a atenção do Governo.

O Deputado do PSD também pediu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros para estar mais atento ao Projecto da Rota da Seda “o projecto mais estruturante que o Mundo assiste neste momento” e ver onde Portugal pode beneficiar. O deputado referia-se a benefícios para Portugal continental, mas também para a Madeira, pedindo ao governo que analise ao pormenor – e apresente soluções rápidas – às consequências do Brexit e da crise na Catalunha para as empresas portuguesas, em especial as consequências do Brexit para o Turismo em Portugal (incluindo a Madeira).

Por último o deputado eleito pela Madeira chamou à atenção para os Mercados Emergentes que devem merecer uma atenção especial do governo português afirmando que “Portugal exporta apenas 920 milhões de euros para as 20 economias que mais crescem este ano” e que “a rede de agencias da AICEP deve ter maior presença em países da Ásia - onde o crescimento médio é de 6,4% - e mesmo em África onde o crescimento médio é de 3,4%.

Nas intervenções que o Deputado eleito pelo PSD-Madeira à Assembleia da República tem feito, perante o governo, na Comissão de Economia, Paulo Neves tem chamado sempre à atenção do Centro Internacional de Negócios e do Registo de Navios como duas plataformas importantes para a internacionalização da economia portuguesa.