Melhores socorristas das ilhas apurados na próxima semana
Treze equipas de bombeiros e outros profissionais da área do socorro e emergência médica da Madeira e dos Açores disputam na próxima semana, no Funchal, um lugar no apuramento para o Campeonato Nacional de Trauma, previsto para Junho. A etapa insular da competição, que se realiza entre 6 e 8 de Abril (de sexta-feira a domingo) na Praça do Povo, foi apresentada esta manhã na Câmara do Funchal.
“É um evento que vai mostrar à população aquilo que as equipas de emergência fazem no contexto pré-hospitalar”, descreveu Gonçalo Félix, presidente da Associação Madeira Emergência, que organiza esta terceira edição de uma competição onde equipas de dois elementos têm 9 minutos para resolver situações de emergência e socorro através de técnicas apropriadas. “Organizar um evento destes não é fácil”, admitiu o mesmo responsável, que adiantou que este campeonato regional tem um orçamento de 7 mil euros, sendo que o apoio da autarquia do Funchal permite cobrir as despesas de viagens e alojamento dos participantes.
O vereador João Pedro Vieira, que detém o pelouro da protecção civil e bombeiros, destacou dois aspectos positivos da competição: em relação aos participantes permite juntar a competição à formação e como consequência a Região ganha uma melhor resposta do ponto de vista dos primeiros socorros e da emergência médica; e em relação à população permite reforçar a sensibilização e a educação para a área da saúde.