Braguinha madeirense representada em ‘site’ sobre cavaquinho
O projecto do músico e investigador Paulo Bastos reúne um repertório nacional com mais de 300 obras para cavaquinho
O músico e investigador Paulo Bastos revelou hoje que o ‘site’ cavaquinhoperformance.com já disponibiliza gratuitamente mais de 300 obras do repertório nacional para solistas desse instrumento, todas registadas em partitura ou em vídeos demonstrativos da tradição informal.
O ‘site’ nasceu da pesquisa desenvolvida para a tese do “primeiro mestrado nacional em cavaquinho português”, no âmbito do programa académico criado por iniciativa do próprio artista, sob coordenação da Universidade de Aveiro, e entre os conteúdos aí disponibilizados ao público incluem-se também 18 entrevistas a alguns dos principais executantes desse cordofone na actualidade.
“O objectivo é concentrar num mesmo local toda a informação sobre o cavaquinho, que é um instrumento essencial do repertório português, mas ainda está pouco estudado”, declara Paulo Bastos à Lusa. “O foco é na execução do instrumento enquanto solista, tanto ao nível da performance como da técnica, e o que se pretende ao divulgar estas obras é ajudar o cavaquinho a afirmar-se numa perspectiva mais contemporânea”, realça.
Todas as composições disponíveis no ‘site’ foram cedidas para efeitos de divulgação pelos respectivos autores, ou replicam manuscritos com várias décadas de antiguidade, enquanto os vídeos sobre obras sem registo em pauta estão na sua maioria alojados na plataforma YouTube, e podem ter diferentes fontes.
“No fundo, isto é uma campanha de ‘sourcefunding’ [angariação de fontes] que quer divulgar a música para cavaquinho por uma maior audiência, e facilitar a vida a quem quiser tocar o instrumento como solista”, defende Paulo Bastos.
As entrevistas publicadas no ‘site’, por sua vez, dão a conhecer a perspectiva de vários artistas sobre o cordofone que os celebrizou, “sempre com base num mesmo inquérito-tipo” abordando questões que pretendem ajudar à evolução técnica de outros executantes, facilitar a descoberta de repertório passado e actual, e incentivar a afirmação do instrumento enquanto “solista por direito próprio”.
Entre os intérpretes que aceitaram partilhar o seu conhecimento com o público “não podia faltar o músico Júlio Pereira”, protagonista de “uma entrevista fantástica” que recorda o lançamento em 1981 do “primeiro álbum discográfico de cavaquinho na história da música portuguesa”.
A lista dos restantes entrevistados integra ainda especialistas como: Amadeu Magalhães, apontado como “um dos melhores instrumentistas do país” e também autor de um álbum próprio; Roberto Moritz, um dos principais solistas e divulgadores da braguinha, o cavaquinho típico da Madeira; Roberto Moniz, também solista do modelo madeirense e pedagogo empenhado na sua divulgação; Paulo Esteiro, autor de três livros-CD com composições originais para dança e arranjos de braguinha para música clássica; e Pedro Caldeira Cabral, que é um dos orientadores da tese de mestrado de Paulo Bastos e, enquanto intérprete de todos os modelos de cavaquinho, uma “sumidade em cordofones tradicionais portugueses”.